Hemoal realiza nesta sexta-feira coleta de sangue emergencial no Centro de Maceió

Depois de importar sangue do Hemocentro de Pernambuco (Hemope) para atender a demanda transfusional dos hospitais do Estado – já que o estoque estava com apenas 8,5% do limite mínimo permitido -, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza coleta emergencial nesta sexta-feira (24). A ação irá acontecer no Calçadão do Comércio, no Centro de Maceió, no período das 8h às 16h.

Com isso, a direção do Hemoal espera normalizar o estoque de sangue da unidade, que diariamente deve dispor de no mínimo 300 bolsas. Um número que é utilizado para atender os pacientes que serão submetidos a cirurgias eletivas, ou àqueles que são vítimas de doenças hematológicas, a exemplo da Leucemia, além das vítimas de acidentes de trânsito ou que sofreram ferimentos por arma branca e de fogo.

Além de realizar as doações na unidade móvel do Hemoal, os voluntários podem comparecer à sede, situada na rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, próximo ao Estádio Rei Pelé. O órgão funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, durante os sábados.

Também é possível se candidatar à doação no Hemoal unidade Farol, que está localizado no Hospital do Açúcar e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. No interior, as doações podem ocorrer no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), situado na rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Pré-requisitos para doar – Para se candidatar à doação de sangue é necessário ter idade entre 16 e 67 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo especificação do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos pais, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal .

Além destes pré-requisitos, o voluntário não pode ser portador de doença de Chagas, Aids e sífilis, além de ter sido vítima de hepatite após os 10 anos. É indispensável que o candidato à doação compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses de intervalo para os homens e três para as mulheres.

Fonte: Ascom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos