IML de Maceió retoma exumações na próxima sexta-feira

A Perícia Oficial do Estado de Alagoas, por meio do Instituto Médico Legal Estácio de Lima, retoma na próxima sexta-feira, dia 31, as exumações nas vítimas de violência que foram sepultadas sem necropsia. Os detalhes foram definidos após levantamentos de toda documentação disponível para cada caso, como fotos, laudos do Instituto de Criminalística, e relatórios médico-hospitalares para auxiliar os exames.

A exumação de sexta será realizada pelo Médico Legista Antonio Carlos de Lima Xisto do IML de Arapiraca que foi transferido temporariamente para Maceió onde desempenhará a atividade exclusiva das exumações judiciais. O exame será realizado às 8 horas da manhã no corpo da jovem Lícia Gardênia Lima de Almirante, 23 anos, sepultada no cemitério Mãe do Povo, no bairro do Jaraguá.

Ao todo serão realizadas 11 exumações de ordens judiciais, que ocorrerão em datas distintas, a serem confirmadas após envio de notificações para familiares, cemitérios e autoridades policiais. Outros 26 corpos terão os laudos periciais emitidos pelos profissionais que compõem o corpo médico legista do IML de Maceió.

O diretor do IML Luiz Mansur explicou que estes exames são realizados de forma indireta, sem a necessidade de exumação, apenas com o cruzamento de informações dos relatórios médicos que já foram entregues pela direção do HUE da Capital, com o laudo do IC e as fotografias do catálogo realizado pelos odontolegistas, antes da liberação do corpo para sepultamento durante a greve.

“Estamos seguindo a orientação do Ministério Público e do artigo 158 do Código de Processo Penal que permite o exame de corpo de delito, direto ou indireto. Os casos estão sendo separados por data e cemitério para facilitar e agilizar as exumações. Equipamentos, estrutura logística e as equipes já estão prontos para reiniciar os trabalhos.” Enfatizou Mansur.

João Alfredo, diretor da Perícia Oficial, lembrou que a decisão de realizar as exumações em apenas em alguns corpos foi tomada durante reunião no MPE. Participaram desse encontro a direção da POAL, do IML, presidente do Conselho Estadual de Segurança (Conseg), delegada-geral adjunta da Polícia Civil, coordenador da Delegacia de Homicídios e os promotores das varas criminais da capital.

“Na reunião ficou definido que apenas os casos de acidentes de trânsitos e os homicídios que ainda restam dúvidas passarão pelos exames. Além da equipe do IML, como o CREMAL já liberou a inscrição provisória da médica legista Marilane Marinho da Força Nacional, entramos em contato com a coordenação da FN em Alagoas para solicitar seu retorno aos trabalhos das exumações e em breve ela estará também reforçando a equipe”, afirmou o diretor.

Fonte: Ascom/POAL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos