Ciência sem Fronteiras abre inscrições para cinco países

Prazo para se candidatar a vaga de graduação sanduíche vai até sábado.

iStockphotoNos Estados Unidos, Harvard figura entre as universidades que aceitam brasileiros pelo Ciência sem Fronteiras

Nos Estados Unidos, Harvard figura entre as universidades que aceitam brasileiros pelo Ciência sem Fronteiras

A partir desta terça-feira, o programa Ciência sem Fronteiras (CsF) abre inscrições para graduação na modalidade sanduíche — pela qual parte do curso é realizada no Brasil e parte no exterior — para candidatos que pretendem estudar em cinco países: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Hungria e Japão. Entre as universidades que acolhem brasileiros pelo programa, estão Harvard (Estados Unidos), considerada a universidade com maior reputação do mundo pela publicação britânica Times Higher Education (THE), e a de Tóquio (Japão), que ficou em nono lugar do mesmo ranking.

Os interessados em estudar em algum dos cinco países têm até sábado para se inscrever pelo site do CsF (www.cienciasemfronteiras.gov.br). O intercâmbio, com início em 2014, terá duração de 12 meses, podendo se estender por mais três, caso o estudante opte por realizar um curso de idioma.

Para participar do programa, o candidato deve estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior e ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo de sua graduação. Também é necessário comprovar proficiência na língua estrangeira com a apresentação dos diplomas específicos exigidos pelo programa. Ser brasileiro ou naturalizado, possuir desempenho acadêmico satisfatório e ter média igual ou superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são outros requisitos.

Será dada preferência àqueles que tiverem recebido premiação em olimpíadas científicas e aos que foram ou são franqueados com bolsa de iniciação científica ou tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Quem participa ou participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), também terá vantagem sobre os demais.

Fonte: Veja

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos