Eletrobras denuncia extorsão a clientes e furto de energia elétrica

Ascom/EletrobrasEletrobras denuncia extorsão a clientes e furto de energia elétrica

Eletrobras denuncia extorsão a clientes e furto de energia elétrica

Representantes da Eletrobras Distribuição Alagoas registraram na tarde desta terça-feira (04), na delegacia do 9º Distrito Policial, o Boletim de Ocorrência (BO) que deu início às investigações sobre o suposto envolvimento de eletricistas da prestadora de serviço Dínamo Engenharia, em extorsões a clientes e furto de energia elétrica.

Moradores do bairro do Jacintinho relataram o fato em reportagem exibida nesta quarta-feira, pela TV Pajuçara. Após a veiculação da notícia, a Eletrobras agiu rapidamente e adotou todas as medidas cabíveis para apurar as informações e punir os culpados. A empresa pediu o apoio da Polícia no sentido de dar celeridade às investigações.

Segundo os consumidores, os eletricistas estariam cobrando para disfarçar as irregularidades encontradas e ainda ensinavam a fazer e utilizar o chamado ‘gato de energia’. Na delegacia do 9º Distrito Policial, os técnicos da Eletrobras e o representante da prestadora de serviço Dínamo Engenharia oficializaram a denúncia e prestaram os esclarecimentos.

O delegado responsável pelo caso, Nivaldo Aleixo, informou que em 30 dias concluirá o inquérito e encaminhará o caso à Justiça, para que seja oferecida denúncia crime contra os suspeitos das irregularidades. Se forem condenados, eles poderão pegar entre um a seis anos de prisão, somente pelo crime de furto de energia, previsto no Artigo 155, do Código Penal Brasileiro, fora o crime de extorsão e até formação de quadrilha, caso seja caracterizada a participação de mais três pessoas.

O engenheiro da Eletrobras, Givanildo Duarte, gerente do departamento de Medição e Fiscalização, foi contundente ao informar que a empresa não tolera essa prática e que tem total interesse em punir os criminosos. “Queremos coibir o furto de energia e pedimos a sociedade alagoana que denuncie casos de extorsões e também de furto de energia”.

A Eletrobras realiza em média seis mil inspeções por mês e dessas 2.500 encontram irregularidades, somente na região metropolitana. Por ano, a empresa perde aproximadamente R$ 141 milhões com furto de energia. “O nosso trabalho continua, se fortalece e ainda nesse semestre intensificaremos as inspeções em municípios do interior de Alagoas, com a chegada de mais 70 equipes de fiscalização”, ressalta Givanildo.

Fonte: Ascom/Eletrobras

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