Para evitar futura ‘tragédia’, Uruguai encara a Venezuela em Puerto Ordaz

Globo.comUruguai

Uruguai

Uma verdadeira tragédia. Assim dois ícones da atual seleção uruguaia definiram a possibilidade de a Celeste ficar fora da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. Atualmente, a equipe comandada por Óscar Tabárez ocupa apenas a sétima posição das eliminatórias sul-americanas com 13 pontos. Ingredientes que fazem da partida desta terça-feira, contra a Venezuela, às 21h (de Brasília), no Estádio Cachamay, em Puerto Ordaz, pela 14ª rodada das eliminatórias sul-americanas, um confronto mais do que decisivo. Explica-se: o adversário, quinto colocado com 16 pontos, é um dos rivais diretos pela vaga.

Em caso de vitória, o Uruguai alcançaria aos mesmos 16 pontos da Vinotinto e poderia até terminar a rodada na zona de classificação se o Peru, sexto com 14 pontos, não vencer a vice-líder Colômbia em Barranquilla. Já uma derrota pode deixar a equipe a seis pontos da quinta colocação, posição limite e que garante a vaga na repescagem. Logo após a partida, a delegação celeste embarca para Recife, palco da estreia na Copa das Confederações contra a Espanha no próximo domingo.

– (Ficar fora da Copa do Mundo) Seria uma tragédia. E ninguém está preparado para tragédias. Você está? Então melhor não pensar nisso. Vamos pensar em coisas boas. Estar na Copa do Brasil é um sonho e uma obrigação máxima por toda a história e por tudo que essa competição significa para o povo uruguaio. Viemos de três anos espetaculares, começamos as eliminatórias em primeiro lugar e nos últimos seis meses as coisas mudaram. Foram quatro resultados negativos (diante de Colômbia, Argentina, Bolívia e Chile) que já colocam a classificação em risco. Não é que me preocupa muito. Me preocupa muitíssimo. Estamos trabalhando dia a dia sempre procurando voltar a ser o time que a gente era – resumiu o capitão Diego Lugano em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.

Atualmente defendendo o Internacional, o atacante Diego Forlán, eleito o melhor jogador da Copa de 2010, reforçou as palavras do companheiro.

– Acho que seria uma tragédia para todos. Para um povo como o nosso que vive o futebol seria muito ruim. A verdade é que sim. Depois de ter feito uma boa Copa em 2010, de ter ganho a Copa América, estar nessa situação não é nada bom. Para ninguém e também para o Uruguai. Vai ser um Mundial perto do nosso país, o que facilita a ida de torcedores. Muitos poderiam viajar para acompanhar os jogos. Tem também a possibilidade de ter Porto Alegre como sede. Seria uma situação complicada – frisou Forlán.
Suárez, suspenso, não joga; Venezuela faz mistério

Depois de vencer a França por 1 a 0 em um amistoso na última quarta-feira, Tabárez resolveu mexer na equipe titular. Ao todo, foram quatro alterações em relação ao triunfo sobre os franceses, com destaque para os retornos de Godín e Pérez. Assim, o treinador vai mandar a campo a seguinte escalação: Muslera, Maxi Pereira, Lugano, Godín e Cárceres; Pérez, Gargano, Rodríguez e Ramírez; Forlán e Cavani. O atacante Luis Suárez, do Liverpool, está suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos. Já o botafoguense Lodeiro vai começar no banco de reservas.

Pelo lado da Venezuela, o objetivo é justamente o contrário: aproveitar o jogo em casa para abrir uma boa vantagem sobre o adversário na luta pelo sonho de disputar a Copa do Mundo pela primeira vez. Para isso, o técnico César Farías adotou a tática do mistério e fechou o treinamento da última segunda. A principal dúvida é quem será o companheiro de Salomón Rondón no ataque.

Fonte: Globo.com

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos