Relógio oficial com regressiva de um ano para Copa é lançado no Rio

Globo.comEvento da Copa

Evento da Copa

O relógio oficial que simboliza a contagem regressiva de exato um ano para a Copa do Mundo realizada no Brasil foi inaugurado na manhã desta quarta-feira, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Após ser instalado, o monumento foi descoberto em evento que contou com a presença do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, do CEO do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, do ministro do Esporte, Aldo Rebello, e do vice-governador, Luiz Fernando Pezão. Esperado, o prefeito Eduardo Paes não pôde comparecer.

Além deles, Pelé, embaixador do Mundial no país, foi o convidado especial. O relógio foi confeccionado por uma das patrocinadoras da entidade, cronometrista da competição, e foi desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, morto em setembro do ano passado, aos 104 anos, meses depois de desenvolver o projeto. Sua família o representou na cerimônia, no entanto. Também foi lançado um relógio de pulso.

De olho no sucesso da Seleção, o pedido de apoio da torcida foi reforçado por Pelé, que espera não viver a mesma experiência de 63 anos atrás, quando viu seu pai chorar com a perda da única Copa realizada em solo nacional.
– Vamos fazer uma excelente Copa do Mundo, sem dúvida, temos confiança. Claro que ganhar ou perder depende de sorte, de como vai estar a equipe. Espero não ter a mesma experiência quando tinha nove anos, em 1950, e vi meu pai chorando ouvindo pelo rádio após o Brasil perder a Copa. Estamos começando a preparar a equipe agora, então queria pedir a todos os brasileiros um esforço, não vamos vaiar a Seleção, vamos apoiar a equipe. Aqui é o ponto de partida, temos um ano até a Copa, mesmo se não formos bem (na Copa das Confederações), vamos apoiar a seleção – frisou.

O presidente da empresa Hublot teve a palavra primeiro, se disse honrado com a oportunidade e contou até uma história de um encontro prévio com Pelé.
– Estou um pouco ciúme do Pelé porque agora ele é concorrente, ambos estamos produzindo queijo. Espero que o meu seja melhor (risos). Sobre Niemeyer, tive a chance de conhecê-lo dois anos atrás, e vi um jovem, cheio de energia, pronto para aprender, e ele disse que queria desenhar um relógio para a Copa. A ideia foi dele e foi assim: fizemos dois, um para o pulso e outro para as cidades da Copa. Imagina a minha emoção de estar ao lado de duas lendas, Niemeyer e Pelé. É maravilhoso estar aqui e sentir a energia do país e do povo – enalteceu o suíço Jean-Claude Biver.

Na sequência, Pelé explicou o motivo da lembrança do empresário.

– Agradeço a Deus por ter me dado saúde de estar presente aqui, mas antes de mais nada, queria explicar a nossa “rixa”. Quando fui lá na Suíça receber o relógio, ele (Biver) disse: “Olha, vou te dar o relógio, mas você vai experimentar uma coisa. Tenho uma fazenda com os melhores bois do mundo e o melhor queijo do mundo. Aí eu falei: “Sou de Minas, tem o melhor queijo do mundo. E o Brasil é um dos maiores exportadores de carne bovina”. Então a conversa começou assim – rebateu o craque.

Evento-teste para a Copa de 2014, a Copa das Confederações começa neste sábado, às 16h, com o duelo entre Brasil e Japão, em Brasília, e vai até o dia 30 de junho, com a final disputada no Maracanã. São oito seleções divididas em dois grupos.

Fonte: Globo.com

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos