Unidades da Sesau realizam quase 3,5 mil atendimentos no feriado

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) registrou, durante os três dias do feriadão de São João, 3.462 atendimentos nas unidades mantidas pela pasta. Os atendimentos ocorreram entre o sábado (22) e a segunda-feira (24), no Hospital Geral do Estado (HGE), Unidade de Emergência do Agreste, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) e Rede Ambulatorial.

No HGE, em Maceió, foram atendidas 1.220 pessoas, sendo 305 por acidentes casuais, 70 por agressões decorrentes de arma de fogo e branca, sete por queimaduras e 110 em decorrência de acidentes de trânsito. Mas o que chama a atenção é o fato de 707 atendimentos terem ocorrido em razão de casos clínicos, como dores de cabeça e complicações decorrentes do diabetes.

Quanto aos atendimentos realizados na Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, 411 pessoas necessitaram dos serviços de saúde. De acordo com o Sistema de Gerenciamento da unidade, 83 pessoas foram vítimas de quedas de motocicleta, 61 sofreram quedas da própria altura, 11 foram agredidas por armas branca, 14 se acidentaram em colisões entre carro e motocicleta e 11 sofreram acidentes com fogos de artifício.

O Samu recebeu 5.712 ligações telefônicas entre os dias 22 e 24 deste mês e realizou 178 atendimentos de trauma, além de 208 clínicos. Os atendimentos relacionados a trânsito foram 87 e foram prestadas 278 orientações médicas. Ainda de acordo com o Setor de Estatística do Samu, 65,86% das ligações realizadas para a Central de Maceió foram trotes e, no mesmo período, 62,18% das ligações realizadas para a Central Arapiraca também foram indevidas.

Já na Rede Ambulatorial, a Sesau registrou 890 atendimentos durante o feriadão de São João. Os atendimentos ocorreram nas unidades Lessa, Dom Miguel Câmara, Assis Chateaubriand, Denilma Bulhões e Deyse Brêda. Os ambulatórios são unidades de retaguarda, que funcionam todos os dias da semana, durante 24 horas, para atender os casos de urgência.

Hemoal e Hemoar – Os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) distribuíram 181 bolsas de sangue para as unidades hospitalares. O maior consumidor foi o HGE, em Maceió, que requisitou 45 unidades, seguido pela Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, para onde foram dispensadas 37.

As demais bolsas de sangue foram distribuídas para os Hospitais do Açúcar, Hélvio Auto, Santa Casa de São Miguel dos Campos, Clodolfo Rodrigues e Maternidade Escola Santa Mônica. Durante os três dias do feriado também foram atendidos nove pacientes no Ambulatório de Hematologia do Hemoal, em Maceió.

Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos