Diretores do Google e Twitter discutem papel do jovem nas redes sociais

Executivos falam sobre a relação dos adolescentes com as novas mídias e acreditam que muitos novos empregos devem surgir na área.

DivulgaçãoO youPIX Festival 2013 aconteceu no prédio da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo

O youPIX Festival 2013 aconteceu no prédio da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo

Os representantes brasileiros de duas das maiores empresas de internet se reuniram no sábado (6) para discutir o papel do jovem nas redes sociais. Regina Chamma , diretora de negócios do Google no Brasil, e Guilherme Ribenboim , diretor geral do Twitter no Brasil, foram os convidados do debate, uma das atividades do segundo e último dia do youPIX Festival 2013, que aconteceu em São Paulo.

Para os executivos, as redes sociais são a porta de entrada dos jovens na internet. “Muitas pessoas, principalmente jovens, tiveram seu primeiro acesso à rede pelo Orkut”, revelou Chamma.

Já Guilherme Ribenboim acredita que os mais novos são uma espécie de termômetro das redes sociais. “O jovem é muito volátil. Eu conheço histórias de adolescentes que saíram de uma determinada rede social porque seus pais entraram. Eles estão sempre buscando o novo, nosso desafio é ser o novo”, explicou.

Os diretores também acreditam que as novas mídias têm um papel determinante na educação. “Os maiores sucessos do YouTube são os vídeos how-to. Quem não sabe como instalar um programa ou não consegue resolver um problema de matemática, por exemplo, vai lá no YouTube para ver uma espécie de vídeo-aula”, afirmou Chamma.

Por outro lado, as redes sociais também exercem um papel determinante no comportamento dos adolescentes. “Com as mídias sociais, surgiu um novo tipo de amigo: o amigo virtual, e os jovens são quem dominam isso”, argumentou o diretor do Twitter. “Hoje, o Facebook, o Twitter e o Google + são uma espécie de identidade do adolescente”, completou Regina Chamma.

Além de influenciar no comportamento dos jovens, a tecnologia e as mídias sociais podem ser um caminho de sucesso para quem ainda vai entrar no mercado profissional. “Eu tenho certeza que vão surgir cada vez mais profissões ligadas às redes sociais”, acredita Guilherme Ribenboim. “Se eu fosse fazer uma outra faculdade, escolheria ciência da computação. Hoje em dia, saber programar é muito importante e estar nessa área é quase certeza de sucesso e dinheiro”, finalizou a diretora de negócios do Google.

Fonte: iG

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos