Aluno e professor do IFAL são premiados pelos ministros da Educação e Tecnologia

Ascom IfalAscom Ifal

O aluno do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) campus Maceió, João Victor da Silva, recebeu medalha de ouro referente ao primeiro lugar na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) da edição 2012, no dia 19 de junho, no Rio de Janeiro. Ele foi premiado pelos ministros da Educação, Aloísio Mercadante, e da Ciência e Tecnologia, Marcos Antonio Haupt. O professor orientador, Carlos Argolo Pereira, recebeu a placa de professor premiado do estado de Alagoas pela participação do IFAL câmpus Maceió, única escola a ser premiada em todos os anos que participou.

“Este ano, o IFAL câmpus Maceió foi a única escola premiada com Ouro no estado”, salientou o professor. Segundo ele, João Victor já tinha sido campeão Brasileiro de Física em ano anterior, tendo ainda sido selecionado para a Olimpíada Internacional de Física. A presidente Dilma Roussef não pôde participar da premiação este ano devido às manifestações ocorridas em todo o país.

Em outros anos, algumas escolas estaduais e municipais conseguiram premiações de medalha de ouro. “É lamentável que as escolas municipais e estaduais não tenham obtido premiação em 2012, pois a OBMEP é um bom termômetro do ensino estadual e municipal no Brasil”, opinou Carlos Argolo. Ainda este ano, o IFAL conseguiu a primeira premiação na Olimpíada Internacional Canguru de Matemática, por meio do aluno Bruno Alves de Moura, sendo a primeira escola pública a se destacar em Alagoas.

O IFAL campus Maceió tem obtido bons resultados nas seguintes olimpíadas: OBMEP, OBM, Olimpíada Internacional Canguru de Matemática, OAM (Olimpíada Alagoana de Matemática), OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), OBFOG (Olimpíada Brasileira de Foguetes), OAFOG (Olimpíada Alagoana de Foguetes), Olimpíada Brasileira de Física (OBF), Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) e na Olimpíada de Robótica (OBR). Todas são coordenadas pelo professor Carlos Argolo.

“Estou coordenando também um projeto de extensão em que os alunos José Monteiro, Pedro Almeida e Josias Alves, com bolsa de extensão do câmpus Maceió, treinam alunos da rede municipal e estadual em quatro colégios para as provas da OBMEP e OBM”, ressaltou o professor.

Fonte: Ascom Ifal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos