Setur de Maragogi recebe premiação Categorização turística no ciclo 2012

A Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas, durante o lançamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo, realizou uma homenagem aos municípios que se destacaram na Categorização Turística Municipal e Regional, em 2012. A ocasião aconteceu nessa quarta-feira(17), no Centro de Convenções.

Foram premiadas sete categorias no reconhecimento de Municipalização e Regionalização do Turismo. Foram elas: Oferta e Demanda Turística (Marechal Deodoro); Cadastro no Cadastur (Maragogi); Infraestrutura de apoio (Piranhas); Marketing Institucional ( Maragogi); Estudos e Pesquisas do Turismo (Penedo); Políticas públicas e Regionalização (São José da Laje); e Competitividade Turística (Maceió).

A Secretaria Municipal de Turismo de Maragogi foi a única que recebeu duas premiações. Segundo a secretária de Turismo, Mariana Goresntein, essa homenagem reconhece o trabalho da equipe municipal em parceria com a prefeitura. “Com todo o reconhecimento que estamos tendo ao longo desses anos, demonstra a sintonia que temos com a gestão municipal e com a nossa equipe que constantemente trabalha empenhada em construir projetos que ajudem ao município desenvolver-se cada vez mais. É gratificante essa premiação, pois só reforça o nosso comprometimento em busca do aperfeiçoamento operacional. Estamos muito felizes”, destaca Mariana Gorenstein.

O programa de Municipalização e Regionalização do Turismo apresentou a classificação dos municípios nos níveis de desenvolvimento determinados pelo Caderno de Orientações Operacionais para a Categorização Turística Municipal e Regional.

Neste ciclo de 2013, o caderno contempla conteúdos explicativos importantes, como o significado de emenda parlamentar e como uma governança organizada pode convergir esforços na busca de recursos necessários para execução dos planos de ação; a questão da sustentabilidade focando em aspectos de pertença cultural e de valores comunitários e, também, ajustes nos moldes de medição e apresentação de evidências de comprovação de desenvolvimento territorial.

O objetivo foi ampliar a capacidade de trabalhar de forma compartilhada, descentralizando poderes, esforços e responsabilidades, possibilitando otimizar os recursos públicos com foco em resultados.

Segundo Mariana, as premiações foram resultados também devido à colaboração dos parceiros do ramo. “O número de cadastros de empreendimentos hoteleiros do município é levado em conta quando tentamos conseguir recursos federais. Esse reconhecimento do nosso trabalho é muito satisfatório e rende bons resultados para o desenvolvimento do turismo em âmbitos, local, regional e estadual”, completou.

Segundo Cláudia Pessoa, secretária de turismo de Maceió, a capital que, também, recebeu um reconhecimento pela competitividade turística, cresceu no turismo, aumentou sua oferta de leitos, ganhou novos restaurantes adicionando mais sabor a cidade abençoada por Nossa Senhora dos Prazeres. “Maceió é uma cidade competitiva, além das belas praias, oferece ao visitante ótima infraestrutura turística na cidade, nos hotéis, nos restaurantes, nos receptivos, nos passeios… Maceió é uma cidade para viver e empreender. Este reconhecimento é da cidade, do povo e todos que fazem o turismo a economia de Maceió pulsar”, afirmou. Além dos secretários municipais, o evento contou com a participação de várias autoridades estaduais.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos