Governo lança programa para entregar medicamentos excepcionais

Alagoas24horasVilela lança programa para entrega de medicamento de alta complexidade

Vilela lança programa para entrega de medicamento de alta complexidade

Pacientes que por algum motivo não podem se locomover até a farmácia do Estado (Farmex) serão beneficiados, a partir desta quinta-feira (15), pelo programa Farmácia Cidadã, realizado pelo Governo do Estado. O objetivo da iniciativa é atender principalmente idosos e cadeirantes que precisam de medicamentos excepcionais fornecidos via Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto foi inaugurado pelo governador Teotonio Vilela e pelo secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Boas, na manhã de hoje, na Farmácia de Medicamentos Excepcionais (Farmex). O estabelecimento funciona na Rua Goiás, no Farol.

Para realizar as entregas o governo liberou um carro e uma moto para o transporte dos remédios. Atualmente, 20 pessoas estão inscritas no projeto e devem receber a droga em suas residências. “Mas esse número deve aumentar com o tempo”, informa a assessoria da Sesau.

O primeiro beneficiado pelo projeto é uma criança que sofre de epilepsia e que reside no Benedito Bentes. Os pais do jovem não podem comparecer na localidade e, desta maneira, o Estado fará a primeira entrega na residência do assistido.

A equipe de entrega é composta por um assistente social e um farmacêutico que encaminhará maiores detalhes sobre o uso do medicamento.

Para Vilela, o programa é uma forma do Estado estar presente na vida das pessoas. “Quando nós assumimos o governo eram quatro mil alagoanos assistidos pela Farmex, hoje são mais de 14 mil. Um novo programa que vai criar nova condição de vida para as pessoas que precisam dos trabalhos da farmácia. Alagoanos que necessitam de remédios de alto custo e que não conseguem sair de casa, ou porque é idoso, ou porque está de cama”, explica.

A Farmex conta com o cadastro total de 14.200 pessoas assistidas pelo programa, que se refere à cobertura de 80% da população alagoana. A meta da unidade é estender o projeto para os outros municípios após a instalação na capital.

Veja Mais

Aprendi no Flexal oferece novos cursos para moradores

Capacitação é gratuita e prepara profissionais para o mercado de trabalho. Iniciativa é uma das 23 ações previstas no Termo de Acordo firmado para reverter a situação de ilhamento socioeconômico dos Flexais

Deixe um comentário

Vídeos