Plano Viver Sem Limite vai beneficiar pessoas com deficiência

Agência AlagoasPlano Viver Sem Limite vai beneficiar pessoas com deficiência

Plano Viver Sem Limite vai beneficiar pessoas com deficiência

O governador do Estado, Teotonio Vilela Filho, e o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, assinaram termo de adesão ao Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Viver sem Limite. O ato ocorreu nesta segunda-feira (26) no auditório Aquatune do Palácio República dos Palmares e contou com a presença da ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, e do secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira.

O governador Teotonio Vilela Filho destacou o ato como importante para Alagoas, sobretudo para as pessoas com deficiência. Ele lembrou que quando esteve com a ministra foi convencido a aderir ao plano Viver sem Limite. “Vamos, juntamente com o presidente da AMA, fazer a chamada busca ativa em cada município para que o Estado seja plenamente parceiro do governo federal nesse projeto importante para trazer a cidadania para os alagoanos que não têm acessibilidade, sobretudo às instituições que possam ajudá-los com treinamento, fisioterapia e todas as ações que o Viver sem Limite pode trazer, graças à parceria com o Governo do Estado e os municípios”, expôs.

A ministra Maria do Rosário Nunes afirmou que o plano Viver sem Limite não é voltado à oferta de benefícios ou assistencialismo. De acordo com ela, o plano é de direito das pessoas, reforçado pelo trabalho conjunto entre governo federal, estadual, prefeituras e, sobretudo, a comunidade alagoana.

“Esse trabalho é apaixonante porque estamos não apenas trabalhando o direito à educação, saúde, mobilidade urbana, o direito de ir e vir de uma cidade para outra, de ser atendido com dignidade, de comunicação, mas de oportunidade para ser um país com justiça. Nós, enquanto Governo, Estado, temos que mudar. Precisamos adaptar a forma de ver o mundo e perceber que as barreiras que estão sendo colocadas impedem as pessoas de ser tratadas com igual possibilidade de desenvolvimento”, assinalou.

O secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, disse que Alagoas estava dando o primeiro passo para muitas ações do plano. Segundo ele, já existem previstos em 53 municípios 69 ônibus para apanhar as crianças com deficiência em casa e levar à escola.

“Para essa escola receber as crianças com deficiência, precisa ser acessível; ter portas mais largas, corredores e banheiro adaptado. Já está pactuado a construção de 584 escolas com recursos de R$ 4 milhões pelo Ministério da Educação. Também estão previstas a construção de 658 casas com recursos em todo o Estado. No âmbito da saúde, o plano traz o Centro Especializado em Reabilitação, estando prevista a instalação de dois em Arapiraca, um em Maceió e mais a habilitação pelo SUS dos serviços de reabilitação na Adefal e Associação Pestalozzi. É preciso que a sociedade civil faça o monitoramento”, ressaltou.

O presidente da AMA, Marcelo Beltrão, destacou a presença da ministra no evento como importante para o Estado e afirmou que o plano será referência para Alagoas. “A AMA indica que o assunto seja levado para os municípios”, reforçou. O plano tem ações desenvolvidas por 15 ministérios e a participação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade). A secretária da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos, Katia Born, ressaltou que o Estado vem trabalhando em várias frentes na defesa dos direitos da pessoa com deficiência.

“Vamos coordenar todo trabalho junto à AMA. Mesmo assinando hoje, muitos projetos já foram encaminhados, a exemplo de compra de ônibus adaptados, construção de salas inclusivas e novas tecnologia”, frisou. Durante o evento, que contou com a presença de várias autoridades, houve apresentação do balet da Associação Pestalozzi e entregues 16 cadeiras de rodas motorizadas.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos