Procissão da padroeira de Maceió leva 20 mil pessoas às ruas do Centro

Izabelle Targino/AL24hProcissão da padroeira de Maceió leva 20 mil pessoas às ruas do Centro

Procissão da padroeira de Maceió leva 20 mil pessoas às ruas do Centro

Milhares de fiéis ocuparam as ruas do centro de Maceió para acompanhar a procissão de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da Capital. Com terços, flores ou apenas uma bandeirola com a imagem da santa, idosos, jovens e famílias inteiras dedicaram o final da tarde desta terça-feira (27) para ver o andor com Nossa Senhora dos Prazeres passar.

Era por volta das 16h30 quando o cortejo saiu da Catedral de Maceió, e seguiu pelas ruas do Centro até a Praça dos Martírios, onde será realizada uma missa campal. Com os pés descalços e acompanhada da neta de 12 anos, dona Maria das Dores foi agradecer por uma graça alcançada.

“É a primeira vez que venho descalça. Vim agradecer a Nossa Senhora dos Prazeres por ter me libertado de uma doença que tinha na cabeça. A partir de hoje, todos os anos vou acompanhar com os pés no chão. Nossa Senhora merece. Foi uma bênção muito grande”, declarou a aposentada, emocionada.

Ao final da procissão, uma missa campal será realizada na Praça dos Martírios. Porém, antes mesmo da chegada da imagem da Nossa Senhora dos Prazeres à praça, muitas pessoas aguardavam com orações e louvores. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 20 mil pessoas participaram da procissão.

Comércio de artigos religiosos

O dia de Nossa Senhora dos Prazeres também é comemorado pelos pequenos comerciantes que aproveitam a grande quantidade de fiéis para vender artigos religiosos.

Antes do início da procissão, várias pessoas comercializavam flores com orações, bandeirolas, terços, além de água e lanches.

A jovem Deisiane Vanessa é de Recife e todos os anos vem para Maceió vender produtos durante a festa religiosa. O kit com uma flor e uma oração, segundo ela, é o produto mais vendido.

Dos 200 kits que trouxe, antes do início da procissão, Deisiane já havia vendido mais da metade. “Muita gente gosta de comprar para depositar no andor, próximo da santa e fazer uma homenagem, explicou ela”.

Entregue sua arma

Durante a festa religiosa, a Secretaria de Estado de Promoção da Paz colocou o ônibus do desarmamento estacionado ao lado da Praça Dom Pedro. Em seguida, o veículo foi levado para a Praça dos Martírios.

De acordo com o secretário Jardel Aderico, além de receber armas, o papel do ônibus é também de sensibilizar a população. “A presença do ônibus do desarmamento aqui, além de receber as armas que alguém queira entregar, é também educativa. É para promover nas pessoas o espírito de paz, sensibilização”, disse o secretário enquanto acompanhava a procissão.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos