Dia de campo orienta agricultores para aumento da produtividade de sorgo

AssessoriaDia de campo orienta agricultores para aumento da produtividade de sorgo

Dia de campo orienta agricultores para aumento da produtividade de sorgo

Agricultores do Médio Sertão participam, nesta quinta-feira (29), de um Dia de Campo sobre o sorgo, forrageira utilizada na alimentação animal, principalmente do gado leiteiro. A atividade, organizada pelo extensionista José Valmiro Gomes da Costa, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), será realizada na comunidade São Luiz, zona rural do município de Maravilha, a partir das 8h.

Segundo José Valmiro, no local a produtividade esperada é de 15 a 20 toneladas por tarefa. A propriedade pertence ao agricultor Heronides Ribeiro, que fez o plantio e todo o manejo seguindo recomendações técnicas, como espaçamento e adubação. “Durante o Dia de Campo, vamos acompanhar uma parte da colheita, que será mecanizada, o preparo da silagem e explicar como tudo foi feito para se chegar a esse resultado”, detalhou.

“A produção de leite no Sertão, que é a principal atividade na composição da renda dos agricultores, depende da garantia de alimento para os animais, principalmente no período de estiagem. Por isso é importante estimular a silagem tanto com sorgo quanto com milho”, comentou o assessor especial da Seagri no Médio Sertão, Miguel Oliveira.

Sorgo e milho são dois tipos de sementes distribuídos pelo Governo do Estado aos agricultores, por meio do Programa de Sementes, entre os meses de abril, maio e junho. Em 2013, 850 toneladas de sementes foram repassadas para cerca de 80 mil agricultores em todos os 102 municípios.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos