Criadores de ovelhas de Piaçabuçu participam de palestras sobre manejo

AssessoriaCriadores de ovelhas de Piaçabuçu participam de palestras sobre manejo

Criadores de ovelhas de Piaçabuçu participam de palestras sobre manejo

Os criadores de ovelhas do povoado Bonito, em Piaçabuçu, participam, nesta quinta-feira (29), de palestras sobre manejo dos animais, reprodução e sanidade. O objetivo é organizar a atividade, que ainda é realizada de forma extensiva.

Ao todo, 30 criadores praticam a atividade e possuem, juntos, cerca de 700 animais, que são criados soltos, entre as dunas. Algumas práticas do manejo ainda são arcaicas e chamam a atenção também pelo local, que não tem na ovinocultura uma de duas tradições no Baixo São Francisco.

A iniciativa para a organização das palestras é do secretário municipal de Agricultura, Joaquim Eugênio, que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Cooperativa de Agricultores Familiares de Delmiro Gouveia (Coofadel), Arranjo Produtivo Local (APL) de Ovinocaprinocultura no Sertão, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Prefeitura Municipal de Piaçabuçu.

As palestras serão realizadas no povoado Bonito, a partir das 8h30 da manhã, e serão conduzidas pelo presidente da Coofadel, Pedro Soares Neto, o gestor do Projeto Bioma Caatinga, Wilson de Brito Lira, e o gestor do APL, Reginaldo Guedes.

“Pretendemos incentivar também a criação de uma associação para os criadores, que em geral fazem o manejo como seus antepassados faziam. Toda quinta-feira eles reúnem o rebanho para comercialização e marcação dos animais. Diante deste quadro, com a significativa importância econômica atual e vendo potencial de ampliação desta atividade, queremos que ela se torne mais rentável e mais viável para esses agricultores”, informou o secretário Joaquim Eugênio.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos