Sesau promove seminário sobre juventude negra

Ascom/SesauJuventude Negra

Juventude Negra

O índice crescente de violência contra a juventude negra alagoana aponta para a necessidade de traçar novos caminhos. Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou o seminário O Enlace entre Juventude e Políticas Públicas, com o objetivo de fortalecer o Plano Juventude Viva e lançar o Projeto Jovens Promotores da Cultura da Paz. O evento aconteceu nesta segunda-feira (2), no auditório do Hotel San Marino, na Ponta Verde.

O seminário representa uma das estratégias de diálogo entre os gestores das três esferas de governo e a juventude negra. No momento, os jovens tiveram a oportunidade de avaliar as políticas públicas e protagonizar suas histórias, identidades e ainda fazer propostas para transformar as comunidades em que vivem.

De acordo com Sandra Canuto, superintendente de Vigilância em Saúde, a violência é a segunda causa de morte no Estado de Alagoas. “Para reverter esse quadro, é preciso desenvolver políticas públicas de forma integrada, possibilitando assim que os projetos protagonizem ações pensadas para reduzir a violência”, disse.

Para Ângela Nascimento, secretária de Políticas de Ações Afirmativas do Ministério da Saúde (MS), a importância de o plano estar inserido na área de saúde é a repercussão positiva do compromisso de promover a saúde da juventude negra, a partir das possibilidades e potencialidades do Estado.

Segundo Eliana Padilha, diretora estadual de Promoção da Saúde, o seminário objetiva uma maior articulação e uma agenda de enfrentamento a violência em Maceió, Marechal Deodoro, União dos Palmares e Arapiraca. “É fundamental estabelecer estratégias de monitoramento da violência e ainda estimular os profissionais a desenvolverem boas práticas”, esclareceu.

Ainda participaram da solenidade de abertura do seminário, Nadja Lessa, secretária adjunta de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos; Denivan Costa, articulador do Plano Juventude Viva; e Ednilsa Lima, representante do Comitê Municipal do Juventude Viva.

Ações – O Plano Interministerial Juventude Viva foi lançado em Maceió em setembro de 2012. Durante um ano, gestores e técnicos de várias secretarias de estado e município dialogam no Comitê Intergestor, com a finalidade de alinhar ações voltadas para a juventude negra que vive em situação de vulnerabilidade social.

Já o Projeto Jovens Promotores da Cultura da Paz, que integra o Juventude Viva, tem o objetivo de formar 400 jovens para o exercício do protagonismo no enfrentamento à violência contra a juventude negra. Segundo Ana Pereira, articuladora do Plano Juventude Viva em Alagoas, eles serão capacitados a partir de arte-educação.

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos