Prefeitura divulga lista de beneficiários do Bolsa Família

A relação dos mais de 84 mil beneficiários do Bolsa Família em Maceió já pode ser consultada pela internet. Buscando a transparência dos dados relativos ao programa federal, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), torna pública, a partir desta quinta-feira (05), a lista das famílias. A consulta pode ser realizada por qualquer cidadão.

Atualmente, 84.728 famílias são beneficiárias do programa em Maceió. De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Juliana Vergetti, tornar pública a lista dos beneficiários tem como intenção mostrar a transparência da gestão municipal na execução dos programas sociais. “A intenção é fortalecer o controle social, ajudando a corrigir possíveis irregularidades”, enfatizou a secretária.

A atualização da lista acontecerá semestralmente na página da Prefeitura de Maceió na Internet. “A divulgação da lista de beneficiários do Programa Bolsa Família visa fortalecer o controle social no município de Maceió, através da participação comunitária na fiscalização e no monitoramento das ações da Administração Pública, corrigindo possíveis irregularidades ou fraudes nas informações registradas na Base de Dados do Cadastro Único”, ressaltou Daniel Cavalcanti, coordenador Municipal do Cadastro Único.

A lista divulgada hoje é referente ao pagamento do Programa Bolsa Família do mês de junho deste ano. A relação dos beneficiários será atualizada semestralmente pela Coordenação Municipal do Cadastro Único e terá acesso público através do site da Prefeitura de Maceió.

O Programa

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades que beneficia famílias pobres, que possuem renda familiar per capita de até R$ 140, inseridas no Cadastro Único. A transferência de renda tem o objetivo de promover o alívio imediato da pobreza. As condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social.

O Controle Social proporciona transparência às ações da Gestão do Programa Bolsa Família, buscando garantir o acesso das famílias mais pobres à política de transferência de renda. Qualquer indício de irregularidade pode ser denunciado pelos telefones: 0800-707-2003 da Ouvidoria do Ministério do Desenvolvimento Social (de Segunda a Sexta-feira, das 7h às 19h) ou (82) 3315-3686 da Coordenação Geral do Cadastro Único e do Bolsa Família (de Segunda a Sexta-feira, das 8h às 14h).

Fonte: Flávia Duarte – Ascom Semas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos