DF espera protestos, e segurança de Brasil x Austrália terá 1.800 policiais

Globo.comBrasil fará amistoso na Capital Federal

Brasil fará amistoso na Capital Federal

A expectativa de manifestações no entorno do Estádio Mané Garrincha no próximo sábado, antes do amistoso entre Brasil e Austrália, às 16h15m, e também no tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro, que será realizado pela manhã, na Esplanada dos Ministérios, levou a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal a montar um forte esquema de policiamento para a área central de Brasília. Cerca de 4.000 policiais militares vão atuar durante todo o dia, sendo que 1.800 cuidarão da segurança na região da arena e na parte interna (700 de forma exclusiva no estádio).

– Temos a expectativa de muitas movimentações sociais em razão do 7 de Setembro. Tanto no desfile quanto no jogo (Brasil x Austrália). Estamos procurando, com nossos serviços de inteligência, nos antecipar a eventuais manifestações que usem de maior agressividade e violência, para que possamos impedir isso – afirmou o secretário de segurança do DF, Sandro Avelar, em entrevista coletiva, nesta quinta-feira.
A previsão é de que até 50 mil pessoas participem dos protestos contra os gastos de recursos públicos com a Copa do Mundo de 2014, além de outras insatisfações, como corrupção e a recente não cassação do deputado Natan Donadon, que está preso por desvio de recursos públicos.

– As manifestações são legítimas e vamos assegurar que elas se realizem em paz. Mas a infiltração de grupos violentos, que querem cometer atos de vandalismo, é uma realidade que a gente sabe que existe, inclusive com a vinda de pessoas de outros estados. Isso nós não vamos permitir – completou o secretário.

Diferentemente do que ocorreu na abertura da Copa das Confederações, quando houve confronto entre PM e manifestantes nos portões de acesso ao Mané Garrincha, no meio dos torcedores que chegavam para o jogo entre Brasil e Japão, desta vez a PM fará um cordão de isolamento a cerca de um quilômetro de distância da arena, impedindo a aproximação dos protestos.

– Temos um jogo de futebol que vai contar com milhares de famílias, com crianças, que vão se deslocar até o estádio. Os protestos são legítimos, mas também vamos garantir que esses torcedores possam exercer seu direito de ver o jogo. Sabemos que grupos menores de pessoas vão tentar impedir que isso aconteça, mas pedimos aos manifestantes de bem que não apoiem atos de vandalismo que certamente serão provocados por alguns – concluiu Sandro Avelar.

De acordo com o comandante da Polícia Militar do DF, Jooziel de Melo, não serão permitidos manifestantes mascarados nos protestos, seguindo procedimento adotado pela polícia do Rio de Janeiro.

– Pessoas mascaradas vão ser abordadas para ter suas identidades reveladas. Quem não conseguir se revelar, vai permanecer detido. Todas as pessoas que agirem contra qualquer servidor também serão imediatamente presas. Cometeu crime, destruiu patrimônio ou agiu contra a integridade física de alguém, vai ser preso – disse o coronel.

Preocupações com o interior do estádio

Além do forte esquema de policiamento no entorno do Mané Garrincha, as forças de segurança do DF também estão preocupadas com possíveis protestos no interior do estádio. Policiais militares farão revista minuciosa de bolsas e mochilas dos torcedores. Também haverá seguranças particulares atuando juntamente com a PM no interior da arena.
– Os portões serão abertos às 13h. Esperamos contar com a colaboração de todos os torcedores para que cheguem cedo e evitem carregar bolsas e mochilas, para facilitar a entrada. Cerca de 800 seguranças particulares vão atuar no estádio, além de 200 orientadores na parte interna e 160 orientadores do lado de fora. O importante é que os torcedores levem apenas a alegria para o estádio, pois vai ser um jogo festivo, o retorno da seleção brasileira após a Copa das Confederações. Estamos trabalhando para que os brasilienses possam curtir o evento com alegria e segurança – disse o secretário extraordinário da Copa no DF, Cláudio Monteiro.

Até esta quarta-feira, mais de 25 mil ingressos já tinham sido vendidos para o jogo. Os preços variam entre R$ 45 (meia-entrada) e R$ 500. Os assentos serão marcados, inclusive, aqueles reservados para pessoas com deficiência e seus acompanhantes.

Brasil e Austrália se enfrentam no próximo sábado, às 16h15 (de Brasília), no Estádio Mané Garrincha. No mesmo dia, a Seleção embarca para Boston, nos Estados Unidos, onde encara Portugal na terça-feira, dia 10 de setembro, às 22h (de Brasília).

Fonte: Globo.com

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos