Governo anuncia Alagoas como zona livre de aftosa

Secretaria de Estado da AgriculturaSecretaria de Estado da Agricultura

Antônio Gerson da Silva, produtor de Olho d’Água das Flores, carrega em sua história de vida lembranças de infância, tirando leite da vaca e criando gado. Ele conta que, nesses 14 anos de trabalho intenso para tirar Alagoas da zona de risco de aftosa, participou de todas as campanhas, sonhando que um dia Alagoas seria anunciada como zona livre.

O sonho será realidade! Nesta sexta-feira (6), o anúncio será feito oficialmente, em uma solenidade no Parque da Pecuária, em Maceió, a partir das 9h, com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, do governador Teotônio Vilela Filho, do secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, entre outras autoridades.

Com apenas 30 cabeças de gado, Gerson, que também é conselheiro da Cooperativa de Pequenos Produtores de Leite da Bacia Leiteira, acredita que um novo tempo vai começar.

“A partir de agora ganhamos mais força, poderemos vender mais, participar de exposições e mostrar mais a importância da nossa atividade. Estava tudo travado, antes, e graças ao esforço de todos os órgãos, todos os produtores serão beneficiados”, afirmou o produtor. “Estão todos de parabéns e agradeço muito por isso. Acredito que bons tempos virão”.

De acordo com o secretário José Marinho, produtores, governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Agrário e outros órgãos parceiros, além de gestores municipais e estaduais, uniram forças para alcançar esta conquista.

“Esse evento será um marco para a história do setor agropecuário de Alagoas e isso não seria possível se não tivéssemos trabalhado juntos. Cada um teve um papel importante e o resultado está aí”, destacou o secretário. “É um momento de comemoração para todos os alagoanos porque isso trará ganhos não só ao homem do campo, mas para todo o Estado, pois significa uma maior possibilidade de movimentar a economia, por meio do acesso a novos mercados”.

Alagoas faz parte de um bloco de sete Estados nordestinos – Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, além de parte do Pará – que ainda estavam na luta pelo reconhecimento do status sanitário de área livre da aftosa. Alagoas e os demais Estados que participam do inquérito deverão receber, no início do próximo ano, auditorias da Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) para o processo de reconhecimento internacional de área livre de aftosa com vacinação.

De acordo com José Marinho, o Estado teve de cumprir 28 critérios, entre eles padronizar e harmonizar a execução das ações de defesa sanitária animal de acordo com as normas preestabelecidas pelo Mapa, melhorias nos processos de trabalho, realizar treinamento e capacitações para os servidores que de alguma forma atuem em defesa sanitária, implantação de sistema informatizado para a emissão de Guias de Trânsito Animal, realizar fiscalizações em propriedades nas quais se identifique, por qualquer meio, variação improvável no saldo de animais, entre outras.

“O Nordeste vai sair em bloco para a zona livre com vacinação e Alagoas vai fazer parte dessa conquista”, declarou o presidente da Adeal, Marcelo Lima.

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos