Agricultores de Girau do Ponciano comemoram safra de feijão e milho

Secretaria de Estado da AgriculturaAutoridades conferem plantação de milho na zona rural de Girau do Ponciano

Autoridades conferem plantação de milho na zona rural de Girau do Ponciano

Em Girau do Ponciano, Agreste de Alagoas, 67% da população vive da agropecuária, segundo dados da Prefeitura Municipal. Este ano, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), por meio do Programa de Sementes, repassou 19.400 quilos de sementes de feijão e milho para mais de 2.600 agricultores do município.

O resultado desta ação foi conferido esta semana pelo secretário de Estado José Marinho Júnior, o prefeito Fábio de Oliveira, autoridades e técnicos do município, que fizeram uma visita para conferir o plantio de milho e de feijão e o que já foi colhido pelos produtores. Apesar da seca no primeiro semestre do ano, a produção foi considerada satisfatória pelos agricultores, que já planejam o que fazer com os grãos.

É o caso de Agnaldo Bispo dos Santos, da comunidade Riachão. Ele tem 10 tarefas de terra plantadas com milho, já em ponto de colheita, onde espera uma produção de 10 sacos por tarefa. O produto será utilizado para alimentação da família, dos animais – ele cria gado de leite – e alguma parte poderá ser vendida para complementar a renda.

“Trabalhamos em parceria com a prefeitura, por isso temos bons resultados em Girau do Ponciano. Quando repassamos as sementes, a prefeitura disponibilizou um trator para preparar a terra dos agricultores. Também temos a participação dos técnicos da extensão”, frisou o secretário José Marinho Júnior.

Na ocasião, ele lembrou que o município vai receber 280 cisternas de segunda água (para produção), 15 barragens subterrâneas e três tanques de pedra, por meio do Projeto Água para Todos. “São tecnologias que vão ajudar os produtores a conviver melhor com a seca e a continuar produzindo alimento”, destacou, ao citar que açudes e barragens comunitárias também foram limpas, numa ação coordenada pela Seagri dentro do Comitê Integrado de Combate à Seca.

O prefeito Fábio de Oliveira agradeceu ao apoio do Estado e reafirmou seu compromisso com os produtores rurais. Ele enumerou as principais culturas agrícolas da região e as ações do município.

Um dos agricultores visitados foi Ailton Martins, no Sítio Nicolau, que produziu palha de milho para fazer silagem e alimentar o gado. Ele disse que o leite, obtido em uma ordenha por dia, é levado para um tanque de resfriamento da comunidade. De lá, é recolhido para um laticínio da região. Seu Ailton tem 25 vacas e 15 delas estão em lactação.

O secretário José Marinho Júnior informou que a Seagri, numa ação do Programa Alagoas Mais Leite, vai disponibilizar kits de ordenha manual higiênica para os produtores de Girau do Ponciano. O objetivo é garantir animais com maior capacidade para produção de leite e com uma genética diferenciada.

“Também vamos trazer o Programa de Avicultura Familiar Sustentável de Alagoas (PAF) para promover a inclusão produtiva dos pequenos agricultores. Eles vão produzir frango abatido e ovos para comercializar com os programas oficiais”, informou o secretário. O prefeito, por sua vez, disse que essa produção será comprada pela prefeitura para a alimentação escolar, como já ocorre em outros municípios onde o PAF foi implantado, como Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios.

A visita aos agricultores de Girau do Ponciano também foi acompanhada pelo engenheiro agrônomo Miguel Oliveira, assessor especial da Seagri, o vice-prefeito do município, vereadores, técnicos de extensão rural e gestores municipais.

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos