Romeiros alagoanos embarcam rumo à terra de Pe. Cícero Romão

Alagoas24horas/ArquivoRomeiros alagoanos embarcam rumo à terra de Pe. Cícero Romão

Romeiros alagoanos embarcam rumo à terra de Pe. Cícero Romão

O estouro dos fogos de artifícios é o sinal da saída dos devotos alagoanos de Nossa Senhora das Dores e Padre Cícero Romão Batista para a capital da fé no Nordeste: Juazeiro do Norte.

De vários pontos do Estado, os romeiros cantam as profecias de Pe. Cíco durante os 757 km que separa a capital alagoana de Juazeiro. Segundo a Arquidiocese de Maceió, só no ano passado, cerca de 30 mil romeiros da capital fizeram o percurso.

A missa de envio foi celebrada por Dom Antônio Muniz, arcebispo metropolitano de Maceió, na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, no bairro de Bebedouro.

Segundo a romeira Maria das Dores, de 71 anos, desde criança vai à Juazeiro em romaria. “Ainda na barriga de minha mãe, ela com um ‘buchão’ passou na pedra dos pecados e graças a isso recebi o nome da mãe das dores”, relatou.

Para a devota, a manifestação de fé a tem ajudado a encontrar forças para viver em meio a insegurança e injustiça. “Só meu padim Cíço mesmo para nos ajudar, ele já havia profetizado isso que a violência acabaria com a gente e seria pai contra filho e filho contra pai (sic)”, enfatizou.

Juazeiro do Norte, hoje, é considerado pela Igreja Católica como o maior centro do catolicismo popular na América Latina e o segundo maior centro de romarias do Brasil, ficando apenas atrás de Aparecida (SP).

As romarias sempre ocorrem em 6 de janeiro (Santos Reis), 20 de janeiro (São Sebastião), 2 de fevereiro (das Candeias), 24 de março (nascimento de Pe. Cícero), 20 de julho (falecimento de Pe. Cícero), 15 de setembro (Nossa Senhora das Dores), 4 de outubro (São Francisco) e 2 de novembro (Finados).

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos