Novo túnel facilita escoamento de água no Canal do Sertão

Lula Castello BrancoLula Castello Branco

Ele já é conhecido como o novo “gigante” do Sertão alagoano e impressiona pelas dimensões. O Túnel Mandacaru, que terá 2,7 quilômetros de extensão, está sendo construído na divisa entre os municípios de Olho D’Água do Casado e Inhapi para facilitar o escoamento de água ao longo do Canal do Sertão. Até agora, cerca de 600 metros já foram executados.

As obras foram vistoriadas nesta quarta-feira (11) pelo governador Teotonio Vilela Filho e pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman. Eles acompanham de perto os trabalhos de escavação e construção do Túnel Mandacaru, projetado para superar as dificuldades de relevo do sertão alagoano, permitindo o escoamento da água por declividade.

“Esse túnel impressiona pelo tamanho e pela tecnologia. Ele vai permitir não somente superar as dificuldades de relevo e dar continuidade ao Canal do Sertão, como também transportar a água por gravidade, o que diminui os custos com operação e manutenção no canal”, disse o secretário Marco Fireman.

Além do túnel, a comitiva do governo alagoano também visitou o perímetro irrigado no município de Olho D’Água do Casado. Os serviços no Canal do Sertão, que já tem 65 Km em operação, continuam avançando e já ocupam toda a extensão do terceiro trecho, até o Km 92.

O Governo do Estado já tem ordem de serviço assinada e recursos garantidos pelo Ministério da Integração Nacional para execução das obras sem interrupções até o quilômetro 123, no município de São José da Tapera. No total, o Canal do Sertão terá 250 Km e atenderá a 42 municípios alagoanos.

Também participaram da vistoria desta quarta o secretário adjunto de Projetos Especiais e Irrigação da Seinfra, Alzir Lima, o secretário de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Agrário, José Marinho, o secretário de Comunicação, Keylle Lima, e outras autoridades locais.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos