Dilma não deverá viajar aos Estados Unidos em outubro

Governo brasileiro espera um posicionamento mais firme do governo americano, diz auxiliar próximo da presidente.

Ivan Sekretarev / APOs presidentes Barack Obama, dos EUA, e Dilma Rousseff, do Brasil na foto dos líderes do G-20

Os presidentes Barack Obama, dos EUA, e Dilma Rousseff, do Brasil na foto dos líderes do G-20

A presidente não deverá viajar aos Estados Unidos, no dia 23 de outubro, para encontrar o presidente Barack Obama, conforme programado anteriormente, se Washington não der uma resposta mais firme em relação ao caso de espionagem no Brasil, revelado recentemente. A informação foi confirmada ao GLOBO por um auxiliar direto da presidente Dilma, durante o velório do ex-ministro Luiz Gushiken, em São Paulo. A própria comunicação pessoal da presidente foi espionada, segundo as denúncias baseadas em documentos vazados pelo ex-prestador de serviços da NSA Edward Snowden, que está atualmente em asilo na Rússia.

Segundo esse auxilar, a viagem aos Estados dependerá de um novo posicionamento do governo americano em relação ao caso.

– A decisão de não viajar foi tomada na sexta em Brasília. Se não houver um posicionamento mais firme do governo sobre o caso, a presidente não viajará – disse o auxiliar.

Segundo esse auxilar, o governo americano já entendeu o descontentamento da presidente brasileira e trabalha com a hipótese de adiar o encontro entre Dilma Roussef e Barak Obama.

De acordo com o auxiliar, o governo brasileiro teme ser pego de surpresa com novos vazamentos de informações às vésperas da viagem, trazendo mais constrangimento ao caso.

Embora o Brasil seja apenas um dos vários alvos apontados da espionagem americana, as revelações aqui foram especialmente polêmicas por causa da desconfiança de longa data em relação às atividades das agências de espionagem dos Estados Unidos e de uma reportagem que afirmou que as comunicações privadas de Dilma foram comprometidas.

Fonte: O Globo

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos