Projeto de recuperação de nascentes avança em 12 povoados

Prefeitura ArapiracaPrefeitura Arapiraca

Com o apoio da Prefeitura de Arapiraca, por meio das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, o Projeto de Levantamento e Diagnóstico de Nascentes da Bacia do Piauí teve mais uma fase concluída na última sexta-feira (13).

A etapa, que teve início na primeira semana de agosto, realizou o reconhecimento e análise da qualidade da água de nascentes distribuídas nos povoados de Arapiraca, incluindo Vila Bananeiras, Pé Leve Velho, Cangandu, Flexeiras, Sítio Bom Jardim, Canafístula e Jardim Esperança, e Camadanta, Pé Leve Novo, em Limoeiro de Anadia.

Como a Bacia está em uma tríplice união de municípios, Limoeirinho em São Sebastião, Brejo dos Bois e Chã do Meio, em Junqueiro, também tiveram nascentes cadastradas.

O projeto pretende recuperar e preservar as nascentes da Bacia do Piauí, numa iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), através da AGB Peixe Vivo, tendo a Phyto Consultoria como executora do projeto.

As nascentes do povoado Vila Bananeiras em Arapiraca foram as primeiras a terem o diagnóstico concluído.

O cuidador das nascentes que abastece Vila Bananeira pelo sistema da CASAL, morador Arlindo da Silva, está animado com o projeto.

“Eu fico feliz em saber que de alguma forma vamos contribuir com o abastecimento de água da região, espero que a população se conscientize e tenha responsabilidade de que as nascentes é um bem de todos”, comemorou.

Integração

Para o secretário de Agricultura de Arapiraca, Rui Palmeira de Medeiros, o projeto veio para somar com as ações desenvolvidas na gestão da prefeita Célia Rocha (PTB).

“Esse projeto é de grande importância para nós da Secretaria de Agricultura, pois disponibilizará dados que nos permitirá tomar decisões no sentido de desenvolver outras ações que beneficiem a população residente na Bacia do Piauí. Já no contexto ambiental, o projeto contribui na redução do desmatamento e intervenção do homem na natureza, fornecendo dados para interferir através de recomposição de vegetação natural contra a degradação ambiental”, ressaltou.

A última fase do projeto prevê a elaboração de um plano de ação com medidas para a recuperação e conservação das nascentes selecionadas a partir de critérios como uso para abastecimento humano, acesso à propriedade e a situação ambiental da nascente. Após todas as etapas, os resultados do projeto serão apresentados às comunidades locais em um evento final.

Fonte: Prefeitura Arapiraca

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos