Arapiraca é a única cidade do estado com Ambulatório de Feridas

Ascom/ArapiracaArapiraca é a única cidade do estado com Ambulatório de Feridas

Arapiraca é a única cidade do estado com Ambulatório de Feridas

Mais uma vez Arapiraca se destaca em Alagoas e no Nordeste pelo pioneirismo de suas iniciativas na gestão pública. Com um ano e quatro meses em funcionamento , o Ambulatório de Feridas e Pé Diabético de Arapiraca é o primeiro e único ambulatório do estado que realiza atendimento pelo SUS.

De acordo com Joana Silva , coordenadora do ambulatório, os pacientes que são atendidos nas unidades de saúde e que precisam de um tratamento mais específico para feridas são encaminhados ao ambulatório. “ As feridas podem causar um processo infeccioso que se não receber um tratamento específico pode causar a amputação de membros e levar inclusive o paciente a óbito” informou a coordenadora.

As principais lesões registradas foram feridas causadas por traumas atingindo um percentual de quase 20% do atendimento realizado. Em segundo lugar com quase 12% dos casos, ficaram as úlceras por pressão ( feridas que geralmente ocorrem em pacientes acamados) e as queimaduras .

Pacientes com diabetes também estão propensos a desenvolverem feridas, porque boa parte dos diabéticos perde a sensibilidade dos nervos e através da formação de calos podem surgir as lesões. “ Precisamos cuidar e orientar esses pacientes, com relação a calçados adequados, alimentação saudável e cuidados especiais com essas lesões” afirmou Joana Silva.

A prefeita Célia Rocha (PTB) por intermédio da Secretária Municipal de Saúde já autorizou a compra de curativos especiais com tecnologia avançada que é mais eficaz no tratamento de feridas como telas, placas e gel especial. “ Uma placa dessas que é colocada em cima da lesão chega a custar R$ 400,00” e o paciente atendido no ambulatório municipal vai receber esse tratamento de graça” concluiu a prefeita.

Fonte: Ascom/Arapiraca

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos