Com crise orçamentária, Obama cancela viagem a Malásia e Filipinas

Aaron Favila/APManifestantes protestam contra a visita de Obama às Filipinas; viagem foi cancelada por crise orçamentária nos EUA

Manifestantes protestam contra a visita de Obama às Filipinas; viagem foi cancelada por crise orçamentária nos EUA

O presidente americano, Barack Obama, cancelou uma viagem a Malásia e Filipinas em consequência do fechamento parcial do governo federal provocado pela falta de acordo no Congresso sobre o orçamento, anunciou a Casa Branca.

Nos dois casos, o secretário de Estado, John Kerry, substituirá o presidente.

A viagem de Obama para a Ásia estava programada para começar no próximo sábado (5). Ele visitaria a Malásia e as Filipinas após participar de encontros internacionais na Indonésia e em Brunei.

Obama deveria viajar a Bali, na Indonésia, para a reunião da Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), e iria a Brunei para o encontro da Ásia do Leste. A participação nos dois eventos ainda é incerta, segundo a Casa Branca. A decisão dependerá de como a questão da crise orçamentária irá se desenvolver ao longo desta semana.

"Logisticamente, não é possível seguir adiante com as viagens ante a paralisia do governo", disse a porta-voz do Conselho Nacional de Segurança, Caitlin Hayden, sobre as visitas a Malásia e Filipinas.

O governo dos Estados Unidos começou uma paralisação parcial na terça-feira pela primeira vez em 17 anos, colocando até 1 milhão de trabalhadores em licença não remunerada, devido a um impasse no Congresso que impediu a aprovação do financiamento do governo.

O Senado dos Estados Unidos, de maioria democrata, votou nesta terça-feira (1) contra a mais recente tentativa dos republicanos, maioria na Câmara, de modificar um projeto de lei de financiamento emergencial do governo. Nesta terça, agências federais, parques nacionais e programas do governo iniciaram o dia em "paralisação".

Fonte: France Presse

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos