Santa Casa de Maceió é o hospital que mais realiza quimio e radioterapia em AL

Pacientes com câncer como o agricultor J.V.G., diagnosticado no ano passado com câncer de próstata, sabe a importância da Santa Casa de Maceió no tratamento da doença. Ele integra a estatística do primeiro semestre de 2013 que posicionam a Santa Casa de Maceió como a instituição que mais realiza tratamentos de quimioterapia e radioterapia de Alagoas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Na quimioterapia, a Santa Casa de Maceió responde por quase 61% dos tratamentos realizados pelo SUS entre cinco hospitais alagoanos habilitados para este tipo de procedimento. O mesmo ocorre na radioterapia, onde a Santa Casa de Maceió realiza mais de 56% dos procedimentos registrados pelo Datasus nos três CACONs (Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) de Alagoas.

Os números pesquisados pelo provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, no sistema TabNet do Datasus (em www2.datasus.gov.br), revelam que a Santa Casa de Maceió continua ampliando sua capacidade de atendimento aos pacientes oncológicos.

Na última década, a Santa Casa de Maceió investiu firme para se tornar referência em Alagoas no combate ao câncer. Para tanto vem investindo em três pilares: prevenção, tratamento e cuidados paliativos.

Na prevenção, a Santa Casa de Maceió vem disseminando informações sobre a doença junto à população por meio de campanhas e reportagens veiculadas na mídia. Uma das últimas iniciativas neste campo é a participação na campanha Outubro Rosa, da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, que visa chamar a atenção das mulheres alagoanas para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em sendo confirmada a doença, as pacientes deverão iniciar imediatamente o tratamento. A importância do diagnóstico precoce reside no fato de que as chances de cura aumentam quando o tumor é tratado em seu estágio inicial.

No tocante ao tratamento do câncer, a instituição vem adquirindo equipamentos de última geração para o Serviço de Radioterapia, em parceria com o Ministério da Saúde, e adotando modernas técnicas de tratamento, como a terapia 3D conformacional. O Serviço de Radioterapia também vem enviando dados estatísticos ao Ministério da Saúde via Registro Hospitalar de Câncer para balizar as políticas públicas de saúde. Na quimioterapia, a Santa Casa de Maceió implantou o moderno Centro de Oncologia e Hematologia Lourival Nunes da Costa, unidade que centralizou o atendimento aos pacientes do SUS, de convênios e particulares.

No tocante aos cuidados paliativos, a Santa Casa de Maceió inaugurou a Unidade Cônego João Barbosa Cordeiro, especializada no atendimento a pacientes em estágio avançado da doença. O novo serviço funciona no 3º andar da Unidade Docente Assistencial Rodrigo Ramalho, localizada na Avenida Assis Chateaubreand, na Praia do Sobral.

Fonte: Ascom Santa Casa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos