Motim e falta de estrutura em unidade de internação ‘derrubam’ secretário

Alagoas24horasJardel Aderico deixa comando da Secretaria da Paz

Jardel Aderico deixa comando da Secretaria da Paz

A sequência de motins, destruição e denúncias na Unidade de Internação Masculina (UIM) do Núcleo Estadual de Atendimento Socioeducativo (NEAS) resultou no pedido de exoneração do secretário da Paz, Jardel Aderico. O pedido foi encaminhado – e aceito – no começo da noite da ontem (22) pelo governador Teotonio Vilela Filho (PSDB).

Antes mesmo do pedido de exoneração, Vilela já havia formado uma comissão para no prazo de sete dias apresentar soluções emergenciais e definitivas para a situação do Neas, que já havia recebido críticas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O promotor da Vara da Infância e da Adolescência também alertara a direção da unidade para a permanência de menores condenados e provisórios no mesmo ambiente.

A gestão de Aderico, no entanto, não pode ser apontada como a ‘responsável’ pelo caos na unidade de internação para menores, que na verdade remonta há anos. Na sua gestão, no entanto, houve denúncias recorrentes de ingerência política e não há informações claras nem quanto ao número de menores existentes no local.

O governador Téo Vilela nomeou ainda na noite de ontem o coronel Carlos Luna, superintendente geral do Sistema Penitenciário de Alagoas como secretário interino da pasta. Luna é homem de confiança do secretário de Defesa Social, Dário César.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos