Vereadores conhecem projeto de bicicleta especial

Ascom/CâmaraVereadores conhecem projeto de bicicleta especial

Vereadores conhecem projeto de bicicleta especial

Na sessão ordinária dessa terça-feira (22) da Câmara Municipal de Maceió, a pedido da vereadora Fátima Santiago (PP), foram apresentadas informações sobre a Bicicleta Especial destinada às pessoas idosas e deficientes ou com dificuldades de locomoção. O projeto foi desenvolvido pela ONG Embrião, da cidade de Alvorada (RS).

A bicicleta ODKV (“O de cá vê”) trata-se de uma adaptação de duas bicicletas que busca a inclusão social. O projeto teve início em 2006 e encontra-se presente nas cidades gaúchas de Alvorada, Barra do Ribeiro, Canoas, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, São Sepé, Santo Antônio da Patrulha e Venâncio Aires. E há poucos meses, também foi instituído na cidade de Aracaju com o apoio do vereador Lucas Aribé (PSB-SE), que é deficiente visual.

De acordo com Josué Aguiar, empreendedor social da ONG, a ação consiste em aliar mobilidade urbana, qualidade de vida e contribuição para o meio ambiente. Paralelamente, são promovidos passeios ciclísticos, palestras sobre educação no trânsito e orientações aos ciclistas. “Esse é um projeto inovador, simples e sem custos e que tem contribuído para a mudança de vida de muitas pessoas. Temos conseguido a doação de bicicletas antigas e até mesmo da Polícia Civil, que repassou bicicletas irregulares aprendidas em operações e que estavam estocadas por muitos anos”, afirmou.

O projeto conta com parceiros importantes como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Canoas (RS), a instituição internacional Rotary Club, Associação de Cegos e grupos destinados à valorização da pessoa idosa. A vereadora Fátima Santiago destacou o interesse em trazer o projeto para Maceió, enalteceu o trabalho da instituição que tem colhido bons frutos por onde passa e ainda contribui para um momento de lazer diferente e renovador às pessoas que antes não tinham condições.

Prestigiaram a exposição de informações e reportagens sobre o projeto, os vereadores de Maceió: Francisco Holanda (PP), Davi Davino (PP), Silvania Barbosa (PPS), Wilson Júnior (PDT), Heloisa Helena (Psol), Kelmann Vieira (PMDB) e Dudu Ronalsa (PSDB).

Atuação – A organização não governamental Embrião foi fundada em 2000, e destaca-se pelo trabalho social e na área da educação ambiental. São realizadas palestras de conscientização; hortas e jardins verticais com garrafas pets; e o projeto Xadrez, onde as peças do jogo são produzidas com material reciclado como pilha e papel. Confira outras informações no site: www.ongembriao.org.

Fonte: Ascom/Câmara

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos