Governador apresenta à imprensa novo secretário da Paz

AssessoriaGovernador apresenta à imprensa novo secretário da Paz

Governador apresenta à imprensa novo secretário da Paz

O governador Teotonio Vilela Filho concedeu, nesta quarta-feira (23), entrevista à imprensa para falar sobre a mudança no comando da Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz) e a instituição da comissão que vai apresentar soluções para as unidades estaduais de atendimento socioeducativo. A entrevista coletiva aconteceu no Palácio República dos Palmares e contou com a presença do novo secretário, tenente-coronel Carlos Luna, do presidente do Tribunal de Justiça, José Carlos Malta, e do procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá.

O chefe do Executivo destacou que o Governo já dispõe de recursos para a construção de uma nova unidade. “O coronel Luna assume o posto com a missão de pacificar a Unidade de Internação Masculina. Tivemos uma reunião muito importante, de onde saio confiante de que teremos isso muito brevemente e já temos recursos próprios garantidos para a construção de uma nova unidade definitiva”, disse.

Segundo Teotonio Vilela, a comissão designada para discutir ações a curto e médio prazos continuará atuando. “A comissão permanece coordenada pelo coronel Luna, como já acontecia antes, continuando com a participação dos Gabinetes Civil e do Governador e da Infraestrutura, já que estamos planejando uma nova UIM. O objetivo é dar celeridade para que os problemas sejam solucionados o mais depressa possível”, expôs.

Ele ressaltou os avanços já alcançados até agora e agradeceu ao ex-secretário da pasta, Jardel Aderico. “Ele trabalhou de forma que nos permite abrigar 1.400 dependentes químicos nas comunidades. Essa é uma realidade que não existia antes. Não conseguíamos viabilizar uma sequer. Outros Estados já vieram para conhecer o modelo. É motivo de orgulho que credito ao esforço do Jardel”, afirmou o governador.

Durante a coletiva, o governador também falou das políticas complementares já adotadas para a proteção social dos jovens. “Ontem mesmo, participei de uma aula inaugural com 2.900 alunos que ingressaram no Pronatec e que ficarão em tempo integral na escola. Essa é uma política para mantê-los ocupados, de forma produtiva, tirando-os da vulnerabilidade. Também temos as comunidades acolhedoras”.

O governador lembrou ainda o trabalho da Polícia Comunitária, que tem pacificado diversos bairros, em um trabalho conjunto com as comunidades, e o programa Juventude Viva, que conta com a integração entre o Governo Federal e várias secretárias estaduais, priorizando áreas como cultura e o esporte, para manter os jovens longe da criminalidade.

O novo secretário, tenente-coronel Carlos Luna, informou que um plano de ação está sendo discutido para a Unidade de Internação Masculina e as demais integrantes do Neas. “Estamos delineando um plano de ação para solucionar os problemas. Sabemos das dificuldades e precisamos de medidas para serem implementadas com urgência”, afirmou.

Também participaram da coletiva o secretário da Defesa Social, Dário Cesar, o juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude, Ney Alcântara, e o promotor Rogério Paranhos.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos