Três chapas disputam mesa diretora da ALE

A eleição do novo presidente da Casa de Tavares Bastos está prevista para a tarde desta terça-feira, 19. Até o momento, três chapas – encabeçadas pelos deputados Jeferson Moraes (DEM), Judson Cabral (PT) e João Henrique Caldas (PTN) respectivamente -foram inscritas.

De acordo com o regimento da casa, 19 deputados estão aptos a votar e para o pleito ser considerado válido é necessário a presença de pelo menos 14 parlamentares com a exceção dos deputados afastados da mesa diretora por determinação judicial.

"A proposta é fazer a eleição e preencher os cargos vagos da mesa diretora. O pleito deve cumprir a carta programada com os princípios da legalidade, moralidade e publicidade. A Assembleia tem a necessidade de retomar a normalidade respeitando as leis e normas", disse um dos candidatos à presidência da ALE, deputado Judson Cabral.

A eleição visa ao preenchimento dos cargos, “em caráter precário, de Presidente, 1º, 2º e 3º Vice-Presidentes, 1º, 2º, 3º e 4º Secretários da Mesa Diretora”, impedido até a tramitação de qualquer outra matéria.

Afastamento Mesa Diretora

No último dia do mês de outubro, a 18ª Vara da Fazenda Pública Estadual da Capital acatou o pedido de afastamento dos oito titulares da mesa diretora, solicitado pelo Ministério Público Estadual (MPE). Um dia após o ocorrido, no dia 1º, três oficiais de justiça, seis promotores do MPE e um do Ministério Público Federal, com apoio da Polícia Militar, cumpriram mandados de busca e apreensão na Casa de Tavares Bastos.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos