SMTT vai simular mudança de sentido em vias neste sábado (30)

AssessoriaSMTT vai simular mudança de sentido em vias neste sábado (30)

SMTT vai simular mudança de sentido em vias neste sábado (30)

Com a realização de estudos técnicos de engenharia de tráfego para melhorar a fluidez do trânsito no Centro de Arapiraca, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) vai realizar uma simulação neste sábado (30), das 7h às 15h, de mudança de sentido da Avenida Rio Branco e da Rua Fernandes Lima. Faixas aéreas serão colocadas, nesta quarta-feira (27), em 16 pontos das vias da operação.

No intuito de colocar em prática a determinação da prefeita Célia Rocha (PTB) a implantação de um trânsito seguro e ágil na região central de Arapiraca é que a SMTT fará a simulação para viabilizar a implantação da Zona Azul na cidade.

Segundo informações do superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, durante a operação serão realizadas as inversões do tráfego da Avenida Rio Branco, no sentido Praça Marques da Silva ao bairro Cacimbas, e da Rua Fernandes Lima, no sentido Cacimbas, a partir do Clube dos Fumicultores, até a Rua 15 de Novembro.

“Os estudos de tráfego realizado pelos técnicos da SMTT mostram a possibilidade de melhor fluidez no trânsito invertendo o sentido dessas duas vias, formando assim um binário entre elas e desafogando o trânsito na região central da cidade”, apontou Ricardo Teófilo.

Ele informou que a possibilidade dessa mudança será a primeira de outras que irão acontecer no trânsito do Centro de Arapiraca, para que seja, posteriormente, implantada a Zona Azul na região.

Faixas aéreas

Para informar a população sobre as mudanças que vão ocorrer nas duas vias do Centro, a partir da tarde desta quarta-feira, a SMTT irá colocar 16 faixas aéreas entre as esquinas das ruas Estudante José de Oliveira Leite, Domingos Correia, São Francisco, Nossa Senhora Aparecida, São Miguel, Teodorico Costa e ao longo da Avenida Rio Branco e Rua Fernandes Lima.

As faixas irão informar à população sobre o dia, o horário e o trajeto que o condutor deverá seguir nas vias da simulação.

A simulação de sábado irá contar com um efetivo de 31 agentes de trânsito do órgão municipal distribuídos em dez pontos fixos entre cruzamentos e ruas de acesso à Avenida Rio Branco e Rua Fernandes Lima. Como também com a participação de uma equipe técnica da SMTT e de uma equipe do 3º Batalhão de Polícia Militar (3ºBPM).

Os agentes de trânsito vão trabalhar a pé e com o apoio de viaturas da SMTT. A equipe volante irá circular entre as vias em quatro motos e duas viaturas (VTRs).

O diretor de Trânsito da SMTT, Vanderley Pereira, declarou que a simulação é um trabalho prático que irá verificar a real possibilidade de mudança de inversão de sentido das duas vias.

“Para termos a noção de fluidez do trânsito e de uma real possibilidade de mudança de tráfego é necessário fazer a simulação e estudar o comportamento do trânsito com os novos sentidos das vias”, afirmou ele.

Os estudos práticos da simulação serão realizados durante oito horas consecutivas. Neste período de tempo, a equipe técnica da SMTT irá analisar os pontos de conflitos como engarrafamentos e, sobretudo, a fluidez das vias centrais.

A SMTT solicita a compreensão da população arapiraquense para a realização da simulação, cujo propósito é aperfeiçoar as condições de segurança e fluidez da malha viária central da cidade.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos