Teotonio Vilela Filho e embaixador da Espanha discutem parcerias

Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento já investiu cerca de R$ 18,5 milhões em Alagoas.

Tércio Cappello/AssessoriaTeotonio Vilela Filho e embaixador da Espanha discutem parcerias

Teotonio Vilela Filho e embaixador da Espanha discutem parcerias

Em Alagoas para conhecer os resultados dos projetos realizados em parceria com o Estado, o embaixador da Espanha em Brasília, Manoel de La Camara, esteve no Palácio República dos Palmares nesta segunda-feira (2) para uma visita ao governador Teotonio Vilela Filho. O encontro também contou com a presença do vice-governador José Thomaz Nonô.

Os projetos em questão são promovidos com financiamento da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid) e o Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS). A cooperação com o Estado teve início em 2007 e até agora já investiu cerca de R$ 18,5 milhões em diversas áreas, como agricultura, capacitação de gestores públicos, turismo e pesca.

“A Agência Espanhola tem sido um parceiro importante para o nosso desenvolvimento. Menciono sempre essa parceria, assim como as com o BID, o Bird e o Unicef, pois são projetos muito significativos, como o das ostras e os das cadeias produtivas de leite e de ovinocaprinos. São projetos de Estado voltados para o desenvolvimento”, disse o governador.

Teotonio Vilela também sondou junto ao embaixador e à equipe espanhola a possibilidade de novos convênios. “Mesmo que eles se estendam além de 2014, são importantes, pois vão ajudar no crescimento de Alagoas”, acrescentou o governador, que recebeu um convite para visitar a Espanha e estreitar relações com as autoridades locais ligadas às áreas dos projetos.

O embaixador da Espanha lembrou os bons resultados alcançados na parceria com o Governo. “Estou muito alegre por estar aqui hoje. Tivemos projetos muito bem sucedidos nesses seis anos em áreas como irrigação, ostreicultura, agricultura. É uma boa base para cooperações futuras”, afirmou Manoel de La Camara Hermoso.

Ele destacou o interesse no desenvolvimento de novos projetos. “Queremos incrementar os investimentos, inclusive trazendo empresas espanholas para o Estado. Temos muito interesse em continuar colaborando com Alagoas na agropecuária e em outras áreas, como turismo e cadeia do plástico. Vimos a possibilidade de desenvolvimento e cooperação para 100, 200 anos”.

Agenda
Além da visita ao governador, a equipe da Embaixada Espanhola ainda participa de outros eventos em Alagoas. Nesta terça (3), o grupo participa de uma reunião na Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande) com secretários estaduais. Também acontecem uma visita à Coruripe e um seminário para apresentação dos resultados da parceria.

“Tem sido uma parceria proveitosa, entre o Governo, a Aecid e o IABS. Desde o início dessa gestão, essa cooperação mostrou ser o que precisávamos para alavancar diversas cadeias produtivas no Estado e, com essa avaliação final, poderemos confirmar a importância dessas frentes no projeto. Nesse tempo, muito foi feito, agora é a hora de mostrar os resultados”, expõe o secretário de do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

A programação contará com a presença dos conselheiros da Aecid e representantes da Seplande e das Secretarias da Pesca e Aquicultura (Sepac), do Turismo (Setur) e da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri) e da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas.

Também participaram da visita o superintendente da Agência Espanhola, Jesus Molina; coordenadora local do IABS, Marcela Pimenta; a conselheira comercial Maria Amélia Guzmán; o conselheiro de Agricultura da Embaixada, Luiz Benito, e o secretário da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos