PM dá dicas de segurança na hora de ir às compras

Devido ao período natalino e o grande fluxo de clientes em lojas do Centro de Maceió, a Polícia Militar de Alagoas divulgou algumas dicas de segurança para garantir que os maceioenses não sejam alvos de assaltantes.

A primeira orientação é evitar andar em ruas mal iluminadas e passear com correntes, relógios, medalhas, braceletes e outras jóias. Além disso, não se deve carregar objetos de valor, grandes quantias em dinheiro ou cartões de crédito se não houver necessidade.

A PM aconselha ainda aos clientes de loja não mostrar dinheiro em público e separar antecipadamente o valor que será utilizado em pequenas despesas, como café, cigarro e condução. Para a sua segurança, a PM indica também que bolsas, carteiras ou sacolas de compras sejam transportadas junto ao corpo e do lado de dentro da calçada e que as sacolas não sejam carregas nas duas mãos.

Os fregueses devem procurar realizar as compras em horários de menor movimento. Caso perceba que está sendo seguido atravesse a rua ou entre em algum estabelecimento movimentado para buscar ajuda.

Se você for vítima de assalto, procure sempre a polícia ligando para o número 181.

Dicas de como agir em ônibus

De acordo com a PM, os passageiros devem evitar ficar sozinhos em pontos de ônibus, especialmente à noite, ou sentar afastados do cobrador em coletivo com poucos passageiros.

Antes de entrar no ônibus separe o valor da passagem para não mostrar todo o seu dinheiro no momento em pagar a condução. Dentro do coletivo, sempre coloque carteira, bolsa e sacolas na frente do corpo e evite exibir objetos de valores.

Dicas de como agir em agências bancárias

Dentro dos bancos, os clientes devem proteger bem o dinheiro ou cheques na hora em que for realizar o depósito bancário. Evite conversar com pessoas estranhas tanto dentro quanto fora da agência bancária.

Ao realizar um saque, evite colocar o dinheiro ou a carteira no bolso de trás e sempre olhe para todos os lados ao sair do banco para garantir que não está sendo seguido.

Diante de um assalto, a PM aconselha que os clientes não reaja e nem tentem fugir durante a ação criminosa. A vítima deve manter a calma e entregar o que for exigido pelo assaltante. Com isso, o tempo do roubo será menor.

Além disso, não faça movimentos bruscos e procure alertar o assaltante dos gestos que pretende realizar, como pegar uma carteira, por exemplo. Tenha consciência de que há possibilidade de existir outra pessoa dando cobertura ao crime.

Fonte: Com PM/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos