SEE e Sepaz promovem parceria para mediação de conflitos

Com o fim de disseminar a cultura da paz no ambiente escolar, as Secretarias de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e da Promoção da Paz (Sepaz) lançam nesta quarta-feira (11) o projeto Mediação de Conflito Escolar. O evento tem início às 9h no auditório do gabinete da SEE e tem o objetivo de formar mediadores para atuar em escolas em situações de vulnerabilidade social.

Durante o encontro, serão divulgados objetivos, pontos de abordagem e as estratégias do projeto. Inicialmente, foram convidados gestores e dois representantes do conselho escolar de dez unidades da 14ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), em Maceió. Aos gestores escolares será solicitada uma lista com sugestões de nomes que se adequam ao perfil de mediador.

De acordo com Kainara Jatobá, coordenadora da ação, esse é apenas o primeiro passo: a intenção é poder implantar o projeto em escolas das demais coordenadorias regionais. “Às vezes, pequenas brigas culminam em grandes problemas de violência e, por isto, nossa intenção é ajudar a modificar a forma de relacionamento de jovens que demonstram um perfil de agressividade”, observa.

A parceria com a Sepaz reforça a implantação da cultura de paz nas escolas e propõe aos estudantes uma reflexão sobre o mundo e a realidade em que vivem. “A ideia principal do projeto é estimular uma atmosfera colaborativa nas escolas, a partir da criação do hábito do diálogo e resolução dos conflitos”, explica a coordenadora.

Próximas etapas – No dia 14 de janeiro tem início a primeira turma de formação de mediadores do projeto. O curso vai abordar a forma mais adequada de aplicar a mediação de conflito, além de promover dinâmicas. As atividades serão conduzidas por Olívia Tavares, técnica pedagógica da SEE, e a segunda turma já está com a data programada para o dia 20 de fevereiro.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos