Moradores de Joaquim Gomes mantêm protesto contra falta de água

JG NotíciasMoradores de Joaquim Gomes mantêm protesto contra falta de água

Moradores de Joaquim Gomes mantêm protesto contra falta de água

Sem avanço nas negociações, moradores do município de Joaquim Gomes continuam fechando trecho da rodovia AL-205, nesta segunda-feira (30), após mais de cinco horas. A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) ainda tentou amenizar o problema enviando um carro-pipa, mas a situação não foi solucionada.

Mesmo sendo uma mobilização pacífica, os moradores apreenderam o carro-pipa enviado pela Companhia e exigem água nas torneiras, ao invés de um fornecimento deficitário e de má qualidade, ofertado pelo município.

A AL-205, que corta o bairro Antônio Celestino Lins, dando acesso ao centro da cidade, foi interditada nos dois sentidos pela população, que colocou fogo em galhos de árvores e pneus. "O que a gente quer é que regularizem o sistema de abastecimento de água porque do jeito que está, é muito difícil conviver com esse problema", afirmou o professor Gustavo Félix que também reside no bairro.

Segundo o líder comunitário do bairro Antônio Celestino Lins, Walter Braga, o problema persiste há mais de dois meses e a Casal não se pronuncia sobre o assunto. “Por conta disso, resolvemos bloquear a via e só iremos liberar depois que a Casal vier ao local e garantir que será solucionado o problema da falta de água. Além disso, queremos uma água limpa, pois hoje estamos recebendo a água com péssima qualidade”, ressaltou.

O motorista do carro-pipa, ficou surpreso. Ele contou a nossa reportagem que não tinha conhecimento do protesto, e recebeu ordem para vir a cidade, oferecer água potável a comunidade, mas acabou sendo impedido de seguir. Os moradores garantiram que não irão depredar o veículo, mas sua liberação só ocorrerá com a chegada dos representantes da Casal.

Casal

O superintendente de Negócios do Interior da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Antônio Fernando, informou que a falta d’água na cidade acontece por conta de problemas mecânicos registrados na estação elevatória situada no município.

"Hoje mesmo nós estamos com um problema na parte operacional e uma equipe foi deslocada para o local para resolver essa questão", diz o representante da Casal.

Quanto à qualidade da água, Antônio Fernando destacou que o líquido distribuído em Joaquim Gomes passa por uma estação de tratamento completa e por um controle de qualidade. "Desconhecemos essa questão da má qualidade da água, mas vamos verificar o que pode estar acontecendo", disse Antônio, ressaltando que investimentos na rede de abastecimento de Joaquim Gomes já estão previstos para acontecer.

A assessoria de comunicação da Casal informou que o abastecimento foi restabelecido e disse desconhecer que o carro-pipa tenha sido "apreendido" por moradores durante o protesto.

Fonte: JG Notícias

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos