Banco Mundial apresenta ações a serem financiadas em Alagoas

Recursos atendem ao Projeto de Redução da Pobreza e Inclusão Produtiva
Após uma semana de discussões e alinhamento de ações que fazem parte do Projeto de Redução da Pobreza e Inclusão Produtiva (Prepi), a comitiva do Banco Mundial (Bird) apresentou hoje (20) às setoriais a síntese das ações propostas para o Estado. O encontro, que aconteceu no auditório da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), responsável pela articulação e monitoramento do Prepi, foi marcado pela integração entre as áreas do Governo.

A apresentação do Bird mostrou cada componente discutido durante a semana e as respectivas áreas de atuação, divisão de núcleos específicos de atividades e a necessidade de integração das setoriais, com a consolidação de determinadas atividades.

“A semana de encontros foi muito produtiva, mas as divisões de trabalho, o cronograma e a distribuição de recursos para cada área ainda podem sofrer pequenas alterações até o próximo dia 25, quando a missão será finalizada”, enfatizou o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

São quatro componentes de atuação no Prepi: redução da exclusão, proteção contra a vulnerabilidade e garantia dos direitos à renda, educação e saúde (componente A, com as áreas de Assistência Social, Educação, Mulher e Direitos Humanos e Saúde e Defesa Social); promoção da inclusão produtiva (componente B, com as áreas de Agricultura, Planejamento e Trabalho); fortalecimento institucional (componente C, com Ciência e Tecnologia e Gestão Pública); administração e monitoramento (componente D, com a Seplande).

O projeto de fortalecimento do sistema de assistência social em Alagoas obteve núcleos de trabalho voltados para o apoio à descentralização e fortalecimento da gestão do segmento e articulação de inclusão social para a população mais vulnerável. Na educação, o foco da proposta é a expansão e melhoria da eficiência da educação básica com o fortalecimento da gestão nas escolas e no sistema educativo do Estado.

Na saúde, a organização da rede de atenção materno-infantil e do sistema hospitalar em Santana do Ipanema e Arapiraca foram as prioridades definidas para o investimento. Já na Segurança, os recursos serão direcionados ao fortalecimento da segurança cidadã, com a implantação de núcleos de prevenção da criminalidade.

As prioridades diagnosticadas para o fomento da inclusão produtiva foram o apoio ao desenvolvimento da produção local urbana e rural e às atividades para inclusão no mercado de trabalho.

Para a modernização da gestão pública, os núcleos de trabalhos serão focados na gestão de recursos humanos, desenvolvimento de carreira de funcionários públicos, gestão integrada do patrimônio e atendimento aos cidadãos e tecnologia da informação e comunicação.

Por último, o componente D, representado pela Seplande, terá recursos destinados à gestão e administração do Prepi, além de monitoramento e avaliação da totalidade dos projetos estruturantes do programa Alagoas Tem Pressa.

Na ocasião, o coordenador da missão do Banco em Alagoas, Gastón Blanco, voltou a frisar a importância da integração das secretarias para a consolidação das ações. “As áreas precisam se unir em prol da realização das melhorias propostas pelo Governo para a sociedade. Além disso, para o êxito das ações, é essencial o fortalecimento da gestão como um todo. Por esse motivo, todos os componentes apresentam essa proposta”, destacou.

Blanco ainda acrescentou que “as políticas sociais e ambientais do Banco são elementos determinantes para o desenvolvimento sustentável”.

Fonte: Seplande

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos