Manifestação marca luta nacional contra maus-tratos de animais

Flávia Duarte/Alagoas24HorasFlávia Duarte/Alagoas24Horas

Dezenas de pessoas se reuniram na orla de Maceió na manhã deste domingo, dia 22, em uma mobilização nacional de luta contra os maus-tratos de animais. A manifestação acontece também em outras cidades brasileiras.

A intenção do movimento é chamar a atenção das autoridades para a necessidade de mudança na legislação quanto à punição para os agressores de animais no país.

O tempo nublado não espantou os defensores e adeptos da causa, que saíram em passeata do Alagoinhas até a praia de Jatiúca. Durante o trajeto, foram entreguem panfletos orientando a população de como lidar em casos de flagra de maus-tratos de animal e como formalizar a denúncia para que o crime não fique impune.

O movimento, que ganhou o nome de “Crueldade Nunca Mais”, é organizado por ONGs de proteção animal e ocorrerá simultaneamente em 159 municípios brasileiros. De acordo com os coordenadores do movimento, a pena atual para casos de maus-tratos de animais é de três meses a um ano de detenção, mas geralmente a pena acaba sendo revertida em pagamento de cestas básicas ou prestação de serviços à comunidade.

“Muitos não sabem, mas os maus-tratos de animais é crime previsto na Lei 9.605 e com pena de três meses a um ano de prisão, mas na prática não acontece. Precisamos chamar a atenção para a causa e despertar a denúncia de crimes deste porte e a punição severa dos agressores”, destacou a coordenadora do Grupo Vida Animal de Maceió (GVAM), Luceli Mergulhão.

Desde 1998 tramita no Congresso um projeto que revisa as leis que tratam das punições aplicadas a pessoas que praticam maus tratos contra animais. A petição oficial do movimento (abaixo assinado) tem por objetivo coletar 1,5 milhão de assinaturas em todo país. Os interessados em participar devem se cadastrar no site www.crueldadenuncamais.com.br.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos