Lideranças protestam contra aumento de passagem de ônibus

Amanhã deverá ocorrer nova movimentação em frente ao Tribunal de Justiça.

Alagoas24HorasAlagoas24Horas

Integrantes de movimentos sociais se reúnem neste momento na Praça Deodoro, no Centro da Maceió, em protesto à decisão judicial que delibera o reajuste da passagem de ônibus urbano. De acordo com o presidente da Central única dos Trabalhadores (CUT), Isaac Jacson, não somente a população foi surpreendida com a decisão do desembargador Washington Luiz Freitas, como também às lideranças de movimentos sociais, e a própria prefeitura.

Certa de que o aumento não é uma necessidade real, a CUT deverá ingressar até o final da tarde desta quarta-feira (29) com mandado de segurança que pede a reavaliação da decisão do Tribunal de Justiça (TJ/AL). Dados repassados pela CUT dão conta de que, com o aumento, Maceió passa a ter a terceira tarifa mais cara do nordeste e a mais cara do Brasil por quilômetro rodado.

Apenas as cidades de Recife e Salvador apresentam uma tarifa mais alta do que os atuais R$ 2,30 cobrados pelas empresas de transporte de Maceió. O fato de Maceió não ter um terminal de transporte é um agravante que torna mais barato alguns percursos intermunicipais como Rio Largo/Forene do que itinerários dentro da própria cidade.

Para o presidente da CUT, a decisão do Desembargador Washington Luiz foi “impensada e irresponsável”. Os manifestantes dizem que ordem judicial não se discute em púlpito e por essa razão a briga deve correr judicialmente.

Estudantes da Ifal membros da UNE e UBES invadiram a Praça Deodoro cantarolando palavras de ordem: “Boi, boi, boi. Boi da cara preta se a passagem aumentar eu pulo a roleta”; “O dinheiro do meu pai não é capim, eu quero passe livre sim”; “O povo não é bobo, aumento da passagem é roubo!”.

Durante coletiva à imprensa, a Transpal voltou a se defender dizendo que a tarifa está defasada. A Câmara de Vereadores estuda a implementação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar a necessidade de aumento e a própria Transpal.

Amanhã deverá ocorrer nova movimentação em frente ao Tribunal de Justiça.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos