Bancada do PMDB propõe agenda para debates durante 2012

Agência SenadoRenan coordena reunião da bancada do PMDB

Renan coordena reunião da bancada do PMDB

Os senadores do PMDB estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira, 29, no gabinete do líder Renan Calheiros, para uma avaliação do atual quadro político e econômico do País e para propor uma agenda legislativa consensual do PMDB para encaminhamento de discussões e votações no corrente ano.
Renan resumiu as reuniões dos últimos dias, com empresários, centrais sindicais, governadores e representantes de diversas classes empreendedoras, com vistas ao processo de retomada da capacidade de investimentos dos estados brasileiros. “O que se vê, hoje – afirmou o senador – é o absurdo de ver os estados pagando seus débitos com o governo federal e, quanto mais pagam, mais ficam com saldos devedores elevadíssimos, impagáveis”.
O líder do PMDB relembrou o encontro dos senadores de seu partido, ano passado, com a presidente Dilma Rousseff, quando o assunto foi exaustivamente tratado, no sentido de alterar o parâmetro de indexador destas dívidas. A bancada do Partido concorda que o atual indexador, o IGP-DI, é desproporcional e incompatível com a atual realidade do Brasil e com a capacidade de pagamento das unidades federadas. Na época, o senador Eduardo Braga (PMDB/AM), propôs a alteração para substituir o atual índice pelo IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, acrescido de 2% de juros, “capaz de não asfixiar as unidades da federação” – concluiu Renan.
Outro tema consensual na reunião da bancada de senadores do PMDB foi o relativo a chamada Resolução 72, referente ao ICMS nas exportações, eliminando as isenções criadas em vários estados brasileiros. O líder do PMDB reafirmou que há uma “unânime apreensão entre empresários e centrais sindicais acerca do crescente processo de desindustrialização de muitas empresas brasileiras, com reflexos negativos para o nível de emprego no País”.
Por fim, Renan solicitou ao presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – CCJ –, senador Eunício Oliveira (PMDB/CE), o agendamento de audiências públicas e o estabelecimento de um calendário capaz de conduzir os debates e resoluções para uma mais rápida aprovação por parte do Senado.
Ficou deliberado que as audiências públicas serão realizadas entre 20 e 22 de março, sobre a Resolução 72, sobre as dívidas estaduais e as questões relativas à votação dos royalties do petróleo, que já foi aprovado pelo Senado e aguarda votação na Câmara dos Deputados.

Fonte: Assesoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos