Mesmo superlotada, Santa Mônica volta a receber gestantes

Alagoas24horas/ArquivoSanta Mônica volta a registrar superlotação

Santa Mônica volta a registrar superlotação

A Maternidade Escola Santa Mônica, que suspendeu o atendimento por algumas horas neste sábado, dia 3, retomou o procedimento de triagem das gestantes que chegam à unidade de saúde, especializada em atendimento de gestantes de alto risco.

De acordo com a assessoria de comunicação da maternidade, a retomada do atendimento foi possível graças à relocação de seis parturientes para a Maternidade Denilma Bulhões, por meio da Central de Regulação de Leitos do Estado. Ainda segundo a assessoria, mesmo com as transferências – que ainda se iniciarão- o quadro atual da Santa Mônica é de superlotação, com seis gestantes em cadeiras e seis em macas nos corredores das unidades.

Durante a manhã foram fechados a triagem e o pré-parto. No entanto, por volta das 15h30 o atendimento foi retomado. A triagem deverá selecionar as gestantes que chegam à unidade. As grávidas de baixo risco serão encaminhadas às outras unidades de saúde e as de alto risco deverão ser atendidas na Santa Mônica. A expectativa da direção da maternidade é que novos leitos sejam liberados para novas transferências.

A médica reguladora do Cora, Délvia Brandão Nobre, entrou em contato com a reportagem do Alagoas24horas e informou que as gestantes de baixo risco devem se encaminhar para a Maternidade Santo Antônio e Hospital Universitário.

Ainda segundo a especialista; as maternidades Nossa Senhora da Fátima e Paulo Neto estão fechadas, Nossa Senhora da Guia, Denilma Bulhões estão lotadas. Há, ainda, a expectativa de abertura de leitos na Maternidade São Raphael e na Santa Mônica após alta médica e resolução de problemas operacionais.

Atualizada às 17h53.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos