Cortes em programa do glaucoma e caos no trânsito repercutem na ALE

Judson Cabral
Judson Cabral

A constatação, por meio de uma auditoria do Ministério da Saúde, de desvios de recursos para o programa de tratamento do glaucoma em Alagoas e outros estados do Nordeste, repercutiu no plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) na tarde desta terça-feira, 13. Nesta manhã, o assunto já havia sido abordado pelos vereadores na Câmara Municipal de Maceió.

Primeiro a ocupar a tribuna, o deputado Judson Cabral (PT) lamentou a suspensão, pelo Governo Federal, da distribuição dos colírios específicos para o tratamento da doença e criticou que a decisão tenha decorrido da suspeita de desvio de recursos.

Segundo informações do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), mais de 30 milhões de reais foram registrados indevidamente pelos estabelecimentos de saúde. A fraude prejudicou, somente em Alagoas, cerca de 30 mil pacientes que se submetem ao tratamento do glaucoma por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesta segunda-feira, 12, um grupo desses pacientes procurou a Defensoria Pública para impetrar uma ação coletiva visando garantir a manutenção do tratamento por algum órgão competente, até que o Governo Federal decida quais medidas serão tomadas em relação ao programa.

Trânsito

Também na rápida sessão ordinária de hoje, o deputado Ronaldo Medeiros (PT) ocupou a tribuna para relatar dois assuntos bem conhecidos dos alagoanos: o caos que há tempos tomou conta do trânsito na capital e a falta de qualidade do transporte público urbano.

O petista também cobrou o andamento do projeto que previa a construção de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em toda a extensão da Avenida Fernandes Lima, ligando os bairros do Farol ao Tabuleiro. “Parece que esse projeto parou”, criticou.

Em aparte, o deputado Jeferson Morais (DEM) ironizou: "Se para a colocação do VLT que liga Maceió a Rio Largo foi uma dificuldade que todos nós vimos, imagina um veículo leve cortando a Fernandes Lima. Sem falar em outro projeto grandioso, que era a construção do chamado Eixo Viário".

Também em aparte, Judson Cabral atribuiu os problemas no trânsito da capital à falta de gestão da administração pública.

Novo líder

A bancada petista na ALE confirmou que o deputado Marquinhos Madeira é o novo líder do partido na Casa de Tavares Bastos. Segundo Medeiros, o revezamento entre os três petistas que compõem a bancada é natural e, em 2013, será a vez de Judson Cabral assumir a liderança.

Fonte: Com Sessão Pública

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos