AL está entre os estados com maior número de portadores de fissuras labiopalatinas

Fissura labial afeta um em cada 700 nascimentos.

Alagoas24horasDezenas de pessoas buscam atendimento gratuito e de qualidade

Dezenas de pessoas buscam atendimento gratuito e de qualidade

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 13, no Ambulatório Rodrigo Ramalho, a triagem para os selecionados da cirurgia de correção Lábio Leporino, organizada pela ONG Operação Sorriso. A cirurgia tem como finalidade corrigir fissura labial que afeta um em cada 700 nascimentos, ocorre na fase embrionária e suas causas não são totalmente conhecidas.

De acordo como médico voluntário André Mendonça, 60 pessoas, entre adultos e crianças portadores de labiopalatinas serão selecionados para realizar as cirurgias que devem ser efetivas na próxima sexta-feira, sábado e domingo, no Hospital Nossa Senhora da Guia.

Com o apoio da Santa Casa de Misericórdia, Secretaria Estadual de Saúde e Rede Feminina de Combate ao Câncer, esta é a quarta vez que ONG vem a Maceió. As cidades do Rio de Janeiro e Santarém, no estado do Pará, juntamente com a capital alagoana, são as cidades beneficiadas com maior incidência no Brasil. “Alguns fatores contribuem para a escolha destas três cidades. A incidência de casos, a disponibilidade de um local para as cirurgias e a disponibilidade e aptidão de profissionais da área são fatores que determinam a escolha destas cidades”, explicou André Mendonça.

Não há como prevê um número de pessoas que participarão da triagem, mas a escolha delas dependerá de um protocolo interno. Cerca de outros 60 profissionais de saúde, entre cirurgiões plástico, psicólogos e enfermeiros estão envolvidos na iniciativa.

Com a cirurgia crianças como o pequeno Cleber Gabriel, de apenas um mês de idade poderão ter uma vida melhor. Dificuldades severas na alimentação e na fala, uma melhor qualidade de vida e maior socialização são os grandes benefícios da cirurgia, além da melhora significativa na aparência física.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos