‘Trem das 10’ promove oficinas de mediação de leitura para educadores

DivulgaçãoDivulgação

Como tornar a leitura em sala de aula uma prática lúdica que se renova a cada história? Para compartilhar técnicas e dinâmicas de incentivo à leitura e ao prazer de ler, o Projeto Trem das 10 – Leitura a Todo Vapor estará dando início, no próximo dia 31 de março, a primeira de uma série de quatro oficinas para professores da rede pública municipal de Marechal Deodoro. O encontro será realizado na sede da ONG Teteia, a partir das 8h da manhã.

As formações para mediadores de leitura, comandadas pela contadora de histórias Marize Sarmento, do grupo Contadores das Carochinhas, terão a duração total de 16 horas e ocorrerão de março a maio deste ano. O acesso é gratuito e a previsão é de que 40 educadores inscritos pela Secretaria Municipal de Educação de Marechal Deodoro participem do curso.

O primeiro módulo tem como tema: Dinâmicas de Leitura – Histórias Vivas, e acontecerá na próxima sexta-feira, 31, das 8h às 12h. No mês de abril, serão realizadas duas oficinas: O uso de fantoches na contação de histórias, (14/04), e Técnicas de contar histórias, (28/04). O curso termina no dia 19 de maio, com a oficina: Como utilizar o teatro no ato de contar. “A participação nas oficinas capacitará os educadores a se tornarem mediadores de leitura, ao familiarizá-los com recursos e técnicas capazes de atrair os alunos ao prazer de ler e ouvir histórias ficcionais”, ressalta Simone Cavalcante, coordenadora editorial do projeto.

Construído a partir de técnicas práticas de mediação de leitura, o programa de formação promovido pelo Projeto Trem das 10 – Leitura a Todo Vapor, prevê a adoção de dinâmicas literárias para o ambiente escolar, contribuindo assim para que o ato de ler se torne interativo e prazeroso para educadores, crianças e adolescentes.

Sobre o Projeto Trem das 10

Financiado com recursos do BNDES, Banco do Nordeste e Governo Federal, o projeto executado pela ONG Teteia, foi vencedor do edital BNB de Cultura 2011 e conta com apoios das secretarias de educação das cidades de Maceió e Marechal Deodoro. Desde janeiro promove oficinas culturais e literárias para 200 crianças atendidas pela ONG e está distribuindo 350 caixas de leitura em formato de trem destinadas às bibliotecas das escolas públicas dos dois municípios.

O projeto vem distribuindo 3.500 livros que contemplam a fase contemporânea da produção literária infantojuvenil de Alagoas. Mais do que possibilitar o acesso gratuito ao livro e à produção literária regional, o Projeto Trem das 10 – leitura a todo vapor representa uma iniciativa pioneira conduzida por uma ONG em benefício da educação pública em Alagoas, na busca de um novo lugar para a leitura.

Cada caixa de leitura contém 10 livros, produzidos pelos autores de literatura infantil: Tiago Amaral, Ruth Quintela, Marijôse Albuquerque, Claudia Lins, Socorro Cunha, Leonardo Pimentel, Luciana Fonseca, Simone Cavalcante, Fátima Maia e Ricardo Cabús. Além das histórias, a caixa possui um catálogo, contendo minibiografias dos escritores e sugestões de dinâmicas de leitura que poderão ser relacionadas aos conteúdos das disciplinas escolares.

Cada autor integrante do projeto visitará cinco escolas, totalizando 50 encontros literários com estudantes de escolas públicas. Os encontros, iniciados em 12 de março, ocorrerão até o final do mês de abril, período em que se comemora o mês do livro infantil brasileiro, em homenagem ao escritor Monteiro Lobato.

Para ler o diário de bordo do Trem das 10, basta acessar o Blog Leitura a Todo Vapor, que traz textos e fotos com relatos de experiências dos autores e contadores integrantes do projeto, e está disponível online, pelo endereço: www.leituraatodovapor.blogspot.com

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos