Defesa Civil Nacional inicia oficinas em Alagoas

Defesa CivilDefesa Civil

Representante da Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional estão aqui em Alagoas realizando a Oficina do Plano de Ação para o Período de Chuvas – Região Nordeste. Os trabalhos acontecem até o próximo dia 05, de 09 às 17 horas, no auditório da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/AL), localizado na antiga Rua da Praia.

As oficinas são voltadas as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil de doze municípios prioritários, escolhidos pelo Ministério da Integração e abrangerão além da construção do plano de ação, palestras sobre mapeamento de risco, sistema de monitoramento, decretação de situação de emergência, estado de calamidade e cartão de pagamento da defesa civil nacional. A Defesa Civil Nacional estará à disposição para realizar capacitações com os demais municípios que não foram incluídos nessas oficinas.

Estiveram presentes a abertura o Subsecretário da Defesa Civil Nacional, tenente coronel Ivan Fredovino, o Coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Luiz Antônio Honorato, Cássia Beu, representante do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cássio Roberto da Silva, representante do Instituto Ideológico do Brasil e membros das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil de Alagoas.

Na abertura foi ressaltada a importância do engajamento das coordenadorias municipais no trabalho de minimização de desastres. “É muito importantes que as coordenadorias municipais estejam presentes, que os gestores estejam prontos para elaborar um plano de gestão de riscos e projetos que minimizem os desastres. Temos que conhecer nossas deficiências para que elas possam ser melhoradas”, diz Coronel Luiz Antônio Honorato, Coordenador Estadual de Defesa Civil em Alagoas.

Plano de Minimização de Riscos e Respostas a Desastres, foi o tema da primeira oficina, ministrada pelo tenente coronel Ivan Fredovino. Para ele Defesa Civil é pauta nacional e fez um pequeno relato de alguns desastres que marcaram o país. “Os desastres de 2008 em Santa Catarina, e os de Alagoas e Pernambuco em 2010, chamaram a atenção dos governantes. A presidente Dilma em seu discurso de posse em 2011 falou da importância de organizar e estruturar a Defesa Civil em todo país”, diz o subsecretário.

As oficinas já vêm acontecendo em toda Região Nordeste. As atividades serão concluídas em 05 de maio com o simulado de Preparação para Desastres em todos os Estados envolvidos simultaneamente. Aqui em Alagoas o simulado acontecerá no município de União dos Palmares.

Fonte: Defesa Civil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos