Confira as dúvidas mais comuns sobre estrias

Getty ImagesGetty Images

Existem muitas dúvidas a respeito das causas e tratamentos de estrias; na fase inicial, quando ainda estão vermelhas, podem até sumir completamente por meio de tratamentos; porém, quando já cicatrizadas, os procedimentos apenas ajudam a suavizar as marcas, com resultados bastante efetivos segundo os especialistas ouvidos.

De acordo com a fisioterapeuta Marcela, as roupas apertadas contribuem sim para o desenvolvimento de estrias. "Além de sensibilizar a pele, aumentam as chances de estrias e favorecem o aparecimento de celulites, ocasionadas pela má circulação local", confirma.

O banho quente também é muito associado ao problema de estrias, e, de acordo com Marcela, resseca e desvitaliza a pele. "Fragilizada, fica mais sujeita a apresentar estrias do que uma pele hidratada e bem nutrida", informa. Usar a bucha para esfregar a pele também seria um motivo para agredir a pele que, conforme explica a profissional, se for submetida à tensão pode ter as fibras elásticas rompidas.

Silicone

Se o "estica-e-puxa" da pele propicia o ambiente perfeito para o nascimento das estrias, grandes doses de silicone também podem ter influência. A fisioterapeuta Marcela explica que as próteses de tamanho exagerado geralmente trazem estrias. "A prótese estica muito a pele", ressalta.

Músculos turbinados

Problema parecido acontece com pessoas que ganham massa muscular de uma hora para outra após começarem com treino de musculação. "As estrias são queixa frequente entre homens e mulheres nas academias, e acontecem com o rompimento das fibras elásticas", observa a fisioterapeuta Marcela.

De mãe para filha

De acordo com Marcela, filhos de pais que apresentam o problema podem ter suas chances aumentadas. A crença de que as mulheres tendem a ter mais estrias do que os homens também não é mito: é realidade. Neste caso, alterações hormonais, pós-parto e "efeito sanfona", muito comum entre a ala feminina, são fatores determinantes segundo a fisioterapeuta Marcela.

A influência da alimentação

De acordo com as especialistas ouvidas, não há relação direta de algum tipo de alimento com o surgimento de estrias. No entanto, como estão associadas, na maioria dos casos, ao ganho de peso rápido, o consumo de alimentos muitos calóricos e gordurosos acabam sendo associados aos grandes inimigos da beleza – os quilos a mais, as celulites e as estrias.

Existem muitos tratamentos para suavizar a aparência das estrias. Os mais comuns, seguros e eficazes são os peelings e lasers. Os resultados dependem do tipo da estria e da resposta do organismo do paciente, mas, de um modo geral, já podem ser vistos de 2 a 3 meses após inicio do tratamento.

Fonte: Terra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos