Abril Vermelho: governador recebe sem-terra

Agência AlagoasAbril Vermelho: governador recebe sem-terra

Abril Vermelho: governador recebe sem-terra

O governador Teotonio Vilela Filho se reuniu com líderes dos movimentos sociais do Estado, nesta quarta-feira (17). O encontro fez parte da programação das ações do Abril Vermelho liderado pelos Movimentos – em nível nacional – com o propósito de reivindicar melhorias.

No encontro, o coordenador da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Carlos Lima, disse que a principal solicitação dos movimentos é a elaboração de projetos estruturantes que promovam o desenvolvimento no campo. Carlos Lima destacou a atuação do governo pela forma democrática do atendimento. “Sempre estamos reunidos com o governo, às vezes temos reuniões de duas horas com os gestores, esse diálogo é muito importante”, disse o coordenador.

Para o governador, é fundamental o diálogo e o envolvimento com as questões do campo para proporcionar melhor cenário econômico e social de Alagoas. "Estamos aqui para atender e discutir melhores condições. Tenho muito respeito por quem cuida da terra e tira dela o seu sustento", afirmou Teotonio.

Na reunião, foram discutidas questões sobre a Reforma Agrária no Estado. Os movimentos pleitearam mais ações no Estado em termos de acesso a tecnologia, mecanização, por meio de interlocução com o governo Federal. O governador defendeu o trabalho parceiro para a criação de políticas públicas de Reforma Agrária. “Vamos unir a experiência dos assentados com a vontade dos gestores do Estado, da União e dos Municípios para criarmos essas ações”, afirmou Teotonio.

A proposta do governador é criar um seminário que reúna os assentados, entidades rurais, instituições de apoio, secretarias de Estado e órgãos do governo Federal, visando a ampla discussão e a junção de ideias. “Um evento que deve acontecer o quanto antes para que juntos, possamos implementar novas políticas agrícolas”, frisou o governador.

O mapeamento fundiário em Alagoas também foi pauta do encontro. O governador cobrou agilidade nos trabalhos que são desempenhados pelo Instituto de Terra e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral). O presidente do órgão, Geraldo Magela, disse que a demora é em virtude de duas parcelas atrasadas pelo governo Federal – o que impede o trabalho das empresas ganhadoras do pregão eletrônico. Teotonio Vilela se comprometeu em cobrar medidas durante sua ida à Brasília nesta quinta-feira, quando se reúne com o Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho.

O governador também falou sobre as questões relacionadas aos assassinatos de integrantes – impunes até o momento. Teotonio se comprometeu em buscar medidas no Judiciário para dar celeridade aos processos que envolve casos de violência no campo. “Assim como todos os alagoanos, nós, que fazemos parte do governo, estamos inquietos com os números de homicídios. Já avançamos muito na estruturação da polícia, vamos realizar concursos, enfim, estamos adotando todas as mediadas possíveis”, reforçou Teotonio.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos