Vaga no TC: 14 candidatos são sabatinados na ALE

Dos 25 candidatos inscritos, 14 foram sabatinados e 11 foram desclassificados por não comparecem a sabatina.

Railton Teixeira/Alagoas24horasSabatina aconteceu no plenário da Casa

Sabatina aconteceu no plenário da Casa

Após sabatinarem os candidatos à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AL) durante toda quinta-feira, 19, no plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), agora os deputados presentes à sessão devem elaborar um relatório final sobre as entrevistas e escolher o nome que será indicado para o cargo, vago desde a aposentadoria de Isnaldo Bulhões. A data do anúncio do novo conselheiro ainda não foi informada.

Dos 25 candidatos inscritos, 14 foram sabatinados e 11 foram desclassificados por não comparecem à sabatina, entre eles o deputado Gilvan Barros e os advogados Paulo Brêda, Marilma Torres e Richard Manso.

No horário da manhã foram sabatinados o advogado Antonio Marco Toledo, que é presidente do PTdoB em Alagoas; Ricardo Fahr Pessoa, secretário de controle externo do Tribunal de Contas da União; Carlos Barbosa, advogado e professor, e a promotora de justiça Karla Padilha.

Após o intervalo de almoço, foram inquiridos o promotor público José Carlos Silva; Luiz Carlos da Silva Franco; Carlos Henrique do Nascimento (delegado do Instituto Brasileiro de auditores independentes de contas); o advogado Marcos Antonio Uchôa; o advogado Joathas Lins de Albuquerque; Carlos Eduardo Gomes Barreto, Jeferson Simões Marcelino (analista judiciário do TCE); Romany Cansanção, ex-presidente da OAB/AL; o presidente da ALE, deputado Fernando Toledo, e Horácio Rafael Albuquerque de Aguiar, advogado e engenheiro agrônomo.

Decepção de Albuquerque

A promotora Karla Padilha, cuja arguição foi a mais longa do dia, distribuiu com os parlamentares presentes à sessão o livro de sua autoria sobre combate a corrupção pública. Após explanar sobre sua atuação como integrante do Ministério Público do Estado, ela respondeu às perguntas dos deputados.

O deputado Antonio Albuquerque aproveitou a presença da promotora em plenário para voltar a frisar sua inocência na Operação Taturana, pela qual foi indiciado.

Ao ser questionada pelo vice-presidente da Casa se deixaria seu cargo no MP antes da decisão da justiça sobre a quem pertence à vaga no TC – ao MP de Contas ou a ALE – a promotora disse que preferia esperar a decisão da justiça.

Albuquerque disse que estava decepcionado com a resposta da candidata: “Revelo que antes de vir para aqui, pensava seriamente em votar na senhora porque defendo um TC altivo, mas diante de sua posição, não sei se farei; Não condiz com seu currículo concorrer por essa vaga e a senhora ter dúvidas se a vaga é ou não da Assembleia", concluiu.

A mesa da sabatina foi composta pelos deputados Joãozinho Pereira, que presidiu a sessão, Luiz Dantas, Dudu Holanda, Antonio Albuquerque, Marcelo Vitor, Ronaldo Medeiros, Jeferson Moraes e o relator Sérgio Toledo.

Fonte: Com Sessão Pública

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos