Defesa Civil discute ações preventivas para o período chuvoso

Técnicos da Defesa Civil de Maceió e do governo do Estado se reuniram, ontem, com meteorologistas e pesquisadores para avaliar a previsão dos índices pluviométricos do inverno. Os dados se referem à chamada “quadra chuvosa”, período que começa em abril e se estende até o final do mês de julho.

A previsão é que o inverno desse ano seja menos rigoroso, com índices de chuva que podem variar entre “normal” e “baixo”. “Não há previsão de chuvas intensas, em comparação com os dados dos anos anteriores. O inverno deve ser menos intenso em 2012”, explica o assessor técnico da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), Paulo Noronha.

Todo início de ano, a Prefeitura prepara e coloca em prática o Programa Apen: Alerta e Preparação de Comunidade para Emergência Natural Local. O objetivo do programa é evitar que as fortes chuvas do verão e também do inverno provoquem estragos de grandes proporções em Maceió.

O programa é baseado no Apell, que em Maceió trabalha com a prevenção de desastres nas áreas próximas à Braskem, no Pontal da Barra, e ao Gás Butano, no Tabuleiro do Martins. A diferença é que o Apen foca principalmente duas frentes de trabalho: limpar e desobstruir as galerias de águas pluviais da capital e monitorar a ocupação das áreas de risco, como grotas e encostas.

É por conta desse tipo de trabalho que alguns pontos de alagamento de Maceió deixaram de existir, e os que ainda persistem escoam mais rapidamente logo após as chuvas.

NUDECS – Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel Antônio Campos de Almeida, as equipes da Defesa Civil atuam mais no monitoramento das áreas de risco de Maceió. E para isso a Prefeitura também conta com os Núcleos Voluntários de Defesa Civil (Nudecs), formados por lideranças comunitárias dessas regiões de risco.

Fonte: OAB/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos