Estudantes da Ufal voltam a fazer protestos em Arapiraca

96 FM de ArapiracaEstudantes da Ufal voltam a fazer protestos em Arapiraca

Estudantes da Ufal voltam a fazer protestos em Arapiraca

Há cerca de trinta dias, os alunos estão sem aula, depois de uma invasão de vários presos no campus da Ufal, quando naquela oportunidade um motorista de uma van que transportava os professores foi feito de refém, sendo liberado horas depois. "Estamos esperando uma resposta do governador Teotônio Vilela. Já estivemos no Palácio do Governo para pedir providências urgentes", disse um aluno.

Segundo ele, o mais prejudicado com o impasse é o aluno que continua sem frequentar as aulas enquanto a questão não é resolvida. Eles afirmam que não há a menor possibilidade de retornar as aulas. "Ficamos com receio de outra vez passarmos pela mesma situação de desespero com outras invasões no campus", disseram os estudantes, que prometeram continuar sem frequentar as aulas até que a situação seja resolvida.

Os alunos também aproveitaram o momento para fazer um protesto em frente à Câmara Municipal de Arapiraca, onde pediram aos vereadores que intervenham com o governador Teotônio Vilela.

Em entrevista ao programa Canal 96, o diretor Marcos Aurélio, disse que uma reunião já ocorreu em Brasília na semana passada, e dela participou também o doutor Augusto Rossini que é diretor geral do Departamento Nacional de Penitenciárias, que segundo Márcio, recebeu a comissão e informou que o Ministério da Justiça estaria disponibilizando a partir daquele momento 14 milhões e meio de reais para serem investidos na construção do novo presídio.

Segundo Márcio Aurélio, é necessária somente a apresentação de um projeto e a disponibilização de uma área para a construção do presídio.Ele disse ainda, que o próprio Ministério já tem um projeto padrão que o governo do estado poderia utilizar.

Ainda na entrevista, ele contou que já houve um comunicado do Governo do estado, que através do Secretário Rogério Teófilo, informou que já estão prontas cem celas que estavam desativadas no presídio Baldomero Cavalcante e que foram reformadas para ser utilizadas pelos detentos de Arapiraca, enquanto que o novo presidio fique pronto. Depois disso, os detentos voltariam para o novo presídio que possivelmente será construído em Craíbas, caso as condições no que se referem a segurança, que foi um ponto lembrado pelo prefeito Dinho Leite, sejam atendidas.

O detalhe é que segundo Márcio, é preciso que a justiça, através do Juiz Braga Neto, aceite a ideia e através de uma decisão, defina a liberação para a transferência dos detentos."Agora estamos dependendo do senhor Juiz Braga Neto por esta decisão, caso não seja nada definido, as aulas continuam paralisadas e formaremos uma nova comissão para buscarmos uma saída."disse.

Márcio Aurélio, comunicou aos alunos que se houver uma resposta positiva as aulas retornam já na segunda-feira. Caso não haja, as aulas poderão continuar paralisadas até que uma nova comissão consiga uma nova reunião com os citados Governos.

Fonte: 96 FM de Arapiraca

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos